Páginas

terça-feira, maio 15, 2007

Lisboa, o bidé da Europa

Estou a fazer uma foto reportagem sobre as desgraças de Lisboa.
É de ficar parvo.

A cidade está no maior abandono. Hoje ao fotografar entre o Largo da Misericordia e o jardim de S. Pedro de Alcântara não queria acreditar. A rua mantém os velhos carris dos eléctricos, cheia de buracos, as ruas do bairro alto contíguas estão entaipadas, com prédios seguros por arames, tapumes, redes, desaparecimento de passeios, prédios abandonados e de janelas abertas, o Largo da Misericordia todo sujo, esburacado, porco, com carros espalhados por todo o lado, pedintes, miseráveis, grupos suspeitos, turistas acidentais. O jardim de S. Pedro de Alcântara está fechado há anos para obras, umas obras estúpidas, desnecessárias, caras, de fachada, onde faltou o dinheiro e agora li está mais aquele buraco não sei para quantos anos ainda.
O Terreiro do Paço está para obras há 10 anos, a estação fluvial, a zona de Sta. Apolónia, o Bairro de Alvalade com mendigos a dormirem nas entradas dos prédios que foram a marca da classe média lisboeta dos anos cinquenta, o Intendente está de morrer de medo, está-se no limite do aceitável.

As Câmaras conseguiram liquidar a cidade com a incompetência, o compadrio, a incúria, o cinismo político. Trágico. E se pensarmos que andamos a pagar impostos para esta barbaridade não sei mesmo o que se há-de pensar de um regime político desta natureza.

Tirem duas horas e visitem Lisboa e depois desistam de ser cidadãos de primeira num país que se transformou no bidé da Europa.

4 comentários:

  1. A frase está mal contruída: visitem Lisboa, que se tornou capital do Bidé da Europa

    ResponderEliminar
  2. Nota: depois, quero ver as fotos, para construir os textos apropriados. Vai ser um "tsunami"!... :-)

    ResponderEliminar
  3. É verdade.Nada como um olhar de fotógrafo, fico a aguardar essas
    imagens.

    ResponderEliminar
  4. apatia lusitana ?

    ResponderEliminar