Páginas

sexta-feira, março 30, 2007

Prémio Visão, a vitória da oportunidade

Fotografia vencedora do prémio Visão 2007 de Manuel de Almeida da Lusa.


Hoje em conversa com Jean François Leroy, director do Festival Visa pour L`Image e júri este ano do Prémio Visão, ele dizia-me e à Ana Soromenho, durante uma entrevista para o Expresso, que os fotógrafos contavam menos do que as fotografias.

Dava o exemplo da foto feita no Vietname da miúda queimada com napalm, imagem sem nenhum interesse estético ou técnico e que , no entanto, se tinha tornado num ícone da guerra. Mais: por ironia a um canto dessa foto vê-se um fotógrafo a mudar um rolo, falhando por completo a foto, que é David Burnet um dos mais brilhantes fotojornalistas americanos. ( Ver post acima).

Isto a propósito da foto que ganhou o Visão deste ano. Logo que vi esta foto, acho que na primeira do DN ,disse ao António Pedro Ferreira: " Grande foto!" depois vi que era do Manuel de Almeida da Lusa. Confesso que não sou apreciador do trabalho do Manuel de Almeida e que não gosto nada do trabalho que a Lusa faz, posso até dizer porquê noutra altura. A verdade é que o estar no local certo à hora certa e disparar sobre o que mexe pode dar uma foto soberba.
Parabéns Manuel ! (O pior vai ser aturá-lo ! Ele já se achava o maior repórter de guerra português , imagine-se agora !...)

O prémio de reportagem para o trabalho de Nelson d Àires sobre Fátima, no dia da transladaçaõ do corpo da Irmã Lúcia, é um excelente olhar sobre uma realidade já muito batida e que ele soube retratar de uma forma nova.
Não há temas esgotados. Há olhares esgotados.
Gostei mesmo muito deste trabalho.
Merecia mais prémio mas também reconheço que a foto do Manuel de Almeida supera e torna-se incontornável.

3 comentários:

  1. Nã0 há temas esgotados. Concordo em absoluto.

    ResponderEliminar
  2. é brutal a foto do manuel. é noticia mesmo. parabens a ele, e a todos os vencedores

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Luiz

    Sem saber como o contactar, a não ser colocando um comentario no seu blog, queria fazer-lhe uma proposta, muito sincera!
    Primeiro de tudo gostava de saber o seu juizo acerca da menção honrosa que recebi com o hospital das bonecas, nos premios visao/bes, digo-lhe muito sinceramente que não estava à espera, até receber o telefonema da visão a confirmar a minah presença, que achei estranho. Enfim. Na altura que fiz esta reportagem, fiz com intenção de a vender para o jornal publico, que acabou por não acontecer, neste momento lamento imenso nunca ter conseguido publicar esta reportagem, daí vir perguntar-lhe se há alguma possiblidade de a publicar na revista unica?!

    Cumprimentos
    continuação de bons post's
    Pedro Vilela

    ResponderEliminar