Páginas

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Gula de Sócrates aumenta combustíveis

O petróleo caiu drásticamente, as gasolineiras baixaram simbólicamente o preço dos combustíveis, Sócrates recarga e aumenta os impostos sobre os produtos petrolíferos.

Querem ter uma economia competitiva ?

Não votaram no Sócrista ? Aturem-no. E paguem.

A notícia:

A gasolina e o gasóleo vão subir três cêntimos na próxima semana, uma alteração que, segundo as principais petrolíferas a operar em Portugal, resulta da decisão do Governo de aumentar o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP).

O Governo publicou hoje a portaria relativa ao aumento do ISP para as gasolinas e o gasóleo rodoviário em 2,5 cêntimos por litro, de acordo com o estipulado no Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC) entregue a Bruxelas, para entrar em vigor na próxima segunda-feira.

A esse valor há que somar o IVA de 21 por cento, o que resulta num aumento de três cêntimos por litro de combustível.

Nas gasolinas sem chumbo o ISP passa de 55,795 cêntimos para 58,295 cêntimos por litro e no gasóleo passa de 33,941 cêntimos para 36,441 cêntimos por litro, o que resulta num aumento de 2,5 cêntimos por litro.

Novo aumento do ISP este ano

O ISP será actualizado mais uma vez este ano em 2,1 por cento, de acordo com a taxa de inflação prevista.

Um representante do Ministério das Finanças disse à Lusa que o Governo optou por proceder a uma actualização do ISP de forma faseada.

No ano passado, o Governo procedeu apenas à actualização prevista no PEC, tendo acabado por não subir o ISP com base na taxa de inflação devido aos elevados preços atingidos pelo petróleo nos mercados internacionais.

O PEC estipula um aumento de 2,5 cêntimos por litro de combustível do ISP, a introduzir até 2008, cuja receita se destina a financiar políticas públicas em sectores como saúde, educação, justiça e obras públicas.

A Repsol afirma que o aumento do imposto vai reflectir-se no consumidor final assim que a portaria entrar em vigor, ou seja, a partir de segunda-feira.

A Galp Energia afirmou também que o aumento do imposto vai ser reflectido nos preços finais já a partir de segunda-feira.

A BP vai reflectir este aumento no preço final ao consumidor a meio da próxima semana.

O Governo prevê arrecadar mais 10,6 por cento de receitas de ISP em 2007, atingindo 3395 milhões de euros.

1 comentário:

  1. O Estado Portugês leva mais de 60% em taxas sobre o que pagamos na bomba, em Espanha são "só" 50%, e as gasolineiras, que se aproveitam do sobe e desce + do desce e sobe do crude, para fazerem lucros fabulosos... ah!... disto ninguém fala nem neste post!

    ResponderEliminar