Páginas

terça-feira, dezembro 19, 2006

BBC entrevista suspeito de matar 5 prostitutas

A BBC justificou hoje a decisão de difundir uma entrevista ao primeiro suspeito do assassínio de cinco prostitutas em Ipswich (Leste de Inglaterra), considerando que a mesma não prejudica os seus direitos.

O director adjunto da BBC News, Adrian Van Klaveren, explicou ter tido de avaliar se a difusão da entrevista, que identifica claramente o suspeito, poderia prejudicar os direitos do suspeito no caso de uma eventual acção judicial e ter decidido que «não era o caso».

A entrevista ao homem de 37 anos foi feita no passado dia 12, mas não tinha sido difundida inicialmente, pois Tom Stephens, identificado hoje em todos os media britânicos, aparentemente não o desejaria.

O homem, que se apresentou como um amigo das prostitutas, foi interrogado para recolher elementos de «contexto», segundo a BBC.

No entanto, após a sua detenção a empresa audiovisual britânica difundiu a entrevista nos seus programas de informação e deu também uma cópia à polícia.

Esta decisão foi criticada por vários advogados especialistas dos media, considerando que ela poderia prejudicar o direito do suspeito a beneficiar de um processo imparcial, se eventualmente fosse acusado.

Van Klaveren considerou, por seu turno, que é do «interesse público» conhecer as declarações do suspeito. «Tivemos de pensar nas questões éticas. A conversa realizou-se numa base diferente» e «considerámos que estas circunstâncias extraordinárias e muito raras o justificavam», explicou.

Tom Stephens deu duas entrevistas antes de ser detido segunda-feira, à BBC e ao Sunday Mirror. Apresentou-se como um «amigo» e protector das cinco prostitutas mortas. Admitiu «não ter álibis», mas declarou-se inocente. à BBC declarou: «Cinco corpos, receio que haja mais».

A detenção do primeiro suspeito foi hoje prolongada 36 horas, anunciou a polícia.

A polícia tinha até às 19:30 de hoje para pedir ou não o prolongamento da detenção, que tem de ser ordenada por magistrados. O suspeito, que até meio do dia de hoje não tinha sido acusado, pode assim continuar a ser interrogado até quinta-feira de manhã.

Os corpos de Tania Nicol, 19 anos, Gemma Adams, 25, Anneli Alderton, 24, Paula Clennell, 24, e Annette Nichols, 29, foram encontrados entre 02 e 12 de Dezembro, perto de Ipswich, uma cidade de 140.000 habitantes situada a 140 quilómetros a Leste de Londres.

A polícia britânica anunciou hoje a detenção de um segundo suspeito, um homem de 48 anos, no âmbito do inquérito ao assassínio de cinco prostitutas em Ipswich.



Entretanto um segundo suspeito foi preso

Sem comentários:

Enviar um comentário