Maria Elisa no estúdio de Pedro Ferreira numa sessão para a Única. Foto Luiz Carvalho
Conheço-a há já muitos anos, cheguei mesmo a colaborar com ela durante o período em que esteve na Gulbenkian, e o reencontro de hoje à tarde para uma sessão de fotografia foi muito estimulante.
Ela deu uma grande entrevista para a ÚNICA e que vai saír no próximo sábado e eu achei que devia ser fotografada por alguém que fosse um mestre do retrato.
Claro que não sou eu.
Falei com o Pedro Ferreira- o mesmo que fez aqueles retratos do Mourinho na última Máxima- depois a Maria Elisa aceitou e lá fomos para Benfica para o estúdio do Pedro.
Confesso que sofri ao ver Maria Elisa a ser fotografada e eu ali a assitir na minha qualidade de editor. Se não fosse ter puxado da minha fiel Ricoh GR e ter feito umas fotos do making-off teria ficado desesperado.
Mas acho que fiz o que devia.
Neste momento a minha missão no jornal é editar e não fotografar. poderei fazê-lo ocasionalmente mas neste momento a minha obsessão é fazer da fotografia do EXPRESSO algo de novo na imprensa portuguesa.
Por isso acabei por não fazer ontem a sessão com a Binoche, foi o Brázio a fazê-lo e muito bem, apesar de confessar uma certa mágoa.
obssessão ou paixão?
ResponderEliminarFelicidades para esta nova etapa Luiz!Que consigas fazer da fotografia, uma secção tão importante como todas as outras dentro de jornal. Faço votos para que o ( bom ) exemplo venha de qualquer lado, mas que venha!E de preferência que contagie outras publicações. Já agora,deixo-te aqui o http://photo-a-trois.blogspot.com/ Passa por lá!Abraço! Ass:Rodrigo Cabrita
ResponderEliminarCaro Luiz
ResponderEliminarTão importante como ter uma boa fotografia (e bons textos) é preciso que o jornal chegue a todos... percorri inumeros quiosque e nada, todos os exemplares vendidos. Eu até nem estava muito interessado no DVD, apenas em ver as alterações gráficas, mas não pude.
E já que fala no Brázio, grandes instantes que ele tem captado para aquela página escrita pelo Micael. Acredite que só pelas fotos que ele faz - estou curioso para ver a lindíssima Binoche - vale a pena os euros de Expresso. Sem desprimor para outros grandes fotógrafos que o semanário tem. Gostava também de ver mais o Jordi...
Gostava de lhe dar os parabéns pela nova imagem, mas como já disse em cima, não tive a oportunidade de ver as mudanças. Talvez no sábado...
Fico curioso para ler a entrevista e ver as fotos. :)
ResponderEliminarAcho essas duas mulheres fascinantes, cada uma à sua maneira. Só isso leva-me imediatamente a pensar que o 'Expresso' está a ir por um bom caminho (estará a voltar ao bom caminho?). Gosto muito de ver essa «obsessão» ser levada tão a sério, caro Luiz.
ResponderEliminarCreia que atitudes como as que decreveu fazem com a admiração a alguém que apenas conheço de fotografias, deste blogue e de crónicas na imprensa escrita, aumente. E, babando, deixe-me dizer que tenho uma Ricoh GR-Digital que me acompanha em todas as horas do dia.
P. S.: Poderei um dia maçá-lo no sentido de obter umas dicas/opiniões acerca de fotografia analógica (tipos de filme, essencialmente)?
P. S. 2: E agora vou ver o meu Sporting!
Abraço.
Caro Luiz,
ResponderEliminarMuitos muitos parabéns pela humildade e generosidade no "passar da pasta" nestes dois retratos. São raros os editores/fotógrafos capazes dessa façanha.
As minhas felicidades para o novo "Expresso",
Susana