Ao contrário da maioria dos portugueses, para quem o sucesso de deve sempre a uma manobra oportunista ou a um bafejo da sorte, eu gosto de gente com sucesso, quando se percebe que por detrás houve trabalho e sobretudo talento. Daí ter ficado muito chocado com a notícia dada esta semana por uma revista de televisão que Marina Mota está desempregada há 3 anos e que a sua vida parece ser hoje um grande oceano de solidão.
Para mim a Marina era a sucessora da Ivone Silva, uma mulher cheia de genica e talento- cheguei a entrevistá-la e a fotografá-la- e que o desemprego e o insucesso nunca lhe bateria à porta.
Esta história remeteu-me para outras figuras que eu conheço, algumas com quem tenho uma relação de amizade, são pessoas talentosas com uma cultura e um saber acima da média e que no entanto deixaram morrer a sua carreira aos 50 anos e estão agora entre o desemprego, a reforma e o esquecimento.
São pessoas que não souberam gerir o génio e que também achavam, com alguma arrogância, que eram indispensáveis e que nunca ninguém as poderia pôr em causa, mesmo que fossem preguiçosos e com ondas temporárias e irregulares no trabalho.
Não estou a dizer que seja este o caso de Marina Mota. Até porque nem sequer li ainda a entrevista, nem me cabe estar a fazer juízo de valor.
O que me faz escrever sobre este tema, do insucesso, é que hoje já não há vacas sagradas nas profissões. E que quem quiser tocar viola tem de ter unhas, provar que é útil e que merece a confiança depositada por quem aposta em si.
Tempos difíceis, e estimulantes, estes em que vivemos.
Tempos tramados, quer o amigo dizer.
ResponderEliminarA Marina Mota agarrou-se demasiado a um "boneco" e quando isso acontece, o boneco e o interprete passam a ser um só. A consequência é que, quando a populaça se cansa do "boneco", o interprete fica com os dias contados.
Faltou à própria ou a alguém ter tido essa visão.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminara marina é uma grande artista...o facto de que esteve desempregada nao quer dizer que foi uma "má" artista, muito pelo contrario...admiro a muito....ela agora ja trabalha e vai sempre trabalhar.....beijos soraia
ResponderEliminarA MARINA É UM "BICHO DE PALCO"UMA EXCELENTEB PROFISSIONAL AMIGA DO SEU AMIGO E POR ISSO DEUS ESTÁ COM ELA A TODA A HORA!...É UMA ACTRIZ COMPLETA, DANÇA,CANTA E DANÇA....QUANTO À PIADA FÁCIL A MARINA TANTO FAZ PIADA FÁCIL COMO FAZ O CULTO DAS PIADAS PORQUE AO CONTRARIO QUE PENSAM A MARINA MOTA É UMA MULHER CULTA GOSTA DE APRENDER O BOM E O MAU À POR AI MUITOS PSEUDOCULTOS QUE NÃO FAZEM O QUE MARINA MOTA FAZ PELA SUA VIDA PESSOAL/PROFISSIONAL É UMA DAS NOSSAS MELHORES ACTRIZES DO TEATRO DE REVISTA E MUSICAL E GRAÇAS A DEUS NÃO IRÁ MAIS FICAR DESEMPREGADA PORQUE SEMPRE SOUBE GERIR E PRECAVER O FUTURO MENOS RISONHO QUE POR VEZES OS GRANDES ARTISTAS COMO ELA O TÊM!....BEIJO MARINA TE AMO PARA SEMPRE COMO ARTISTA E PESSOA ADORAVEL QUE SEMPRE FOSTE PARA AS PESSOAS QUE TE AMAM..........
ResponderEliminar