Páginas

domingo, julho 02, 2006

Viva Portugal !

Confesso que chorei no final do Portugal - Inglaterra. Também não é nenhuma proeza em mim: sou como o Sampaio choro por tudo e por nada. Talvez seja um tique dos nativos da Virgem. Apesar de não crer nessa espontaneidade em duas pessoas meus superiores hierárquicos, também virgens. Oxalá não o façam em privado, eu ficaria mais seguro da imparcialidade das suas decisões.(!)

A verdade é que primeiro adormeci quando o jogo estava no clímax quando era o tudo ou nada. Mas o sofá da minha casa no Alentejo, os ares do Carrascal e a inenarrável pachorra do Óscar, o meu hasset hound, são contagiantes no sono. Eu durmo sempre que posso e não devo. Uma vez não devia e estampei o BMW contra um poste.

Dormi e quando acordei, perante o ar desaprovador da minha mulher, ia começar a cegada dos penalties. Comecei por me emocionar com um plano em que se viam os jogadores abraçados, compactados, unidos. Maravilhoso.

As lágrimas vieram então com o plano forte do Ronaldo a agradecer ao céu tanta felicidade.
O orgulho encheu-me o peito, estremeceu-me a alma, devolveu-me um sentimento antigo, quando era puto e andava na Mocidade Portuguesa e achava na minha candura que ser português era ir no Dia da Raça ao Estádio Nacional cantando e rindo.

Vale a pena ter uma equipa como a nossa.Estou à vontade: não sou grande adepto da bola e foi o meu filho André, 30 anos, que me despertou há alguns anos para a causa sportinguista. Passei até a subscrever o serviço SMS de alertas para os jogos dos leões.

Hoje reconciliei-me para o futebol entre sorna e lágrimas. Não porque ganhámos: nós já ganhámos mesmo que tudo se venha a transformar numa derrota. Chorei pela alegria de neste país se ter construído uma vitória com fé, determinação, acção.

A qualidade do jogo, visível e sentida mesmo para um analfabruto da bola, o espírito de equipa, a vontade de triunfar, o desempenho afirmativo sem complexos perante uma equipa temível, tudo isto e muito mais não parecia de portugueses.

Afinal podemos vencer e ser tão bons como os melhores. No futebol e na vida.

Esta é a nossa grande lição no Mundial.

Oxalá contamine todos nós. Bem precisamos.

Viva a bola, viva Portugal !!!....

2 comentários:

  1. Descobri este oásis multimédia à pouco tempo, tinha já uma grande admiração pelo trabalho do Luiz enquanto fotógrafo, mas vejo agora que para além de fotografar também escreve com a mesma paixão e sensibilidade (os adjectivos são de Eduardo Batarda numa conversa sobre fotografia durante uma aula de pintura). Resta-me agradecer que o partilhe e que nos dê o prazer de perceber o outro lado das suas imagens.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Como é que se consegue adormecer a ver um Portugal-Inglaterra?!... influencias também do signo?
    As suas descrições são de morrer a rir :) Que óptimo momento de descontração que este relato me proporcionou.

    ResponderEliminar