Páginas

segunda-feira, julho 17, 2006

Na companhia de Durão e Kofi Anan

foto de Margarida Uva
A viagem de regresso da reunião do G8 foi inesquecivel.
Viajar no Falcon do Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, na companhia deste e do Secretário Geral da ONU, Kofi Anan não é todos os dias. Viajar nestas condições no banco à frente deles, com a companhia simpática da Margarida Uva, uma fotógrafa amadora sempre curiosa, não vai ser uma viagem para esquecer.
O convite que Durão Barroso fez ao EXPRESSO permitiu que o Daniel do Rosário, o meu colega correspondente em Bruxelas, e eu pudéssemos ter tido um acesso preveligiado ao G8 e podermos dar a conhecer alguns aspectos dos bastidores de uma cimeira com esta importância ( ver na UNICA do próximo Sábado).
Claro que é sempre muito difícil furar o esquema rigido de pools e acabo por sentir uma certa frustração quando vejo as minhas fotografias, pois podia ter ido mais "inside" caso tivesse havido a possibilidade de estar tão perto de outros lideres como estivémos de Durão Barroso.
Do lado de dentro os políticos são pessoas como as outras. Divertem-se com piadas, falam de coisas triviais, manifestam receios conjunturais e até têm receio quando o avião aterra mais abruptamente.
Kofi Anan pediu-me a Canon e fez questão em me fotografar e ficou muito surpreendido com a pequena Ricoh GR digital. Durão Barroso ainda se lembrava da minha formação em arquitectura e acabei por saber que um dos seus filhos também quer ser arquitecto.

O dia cabaou com uma enervação enorme frente ao meu portátil ( um PC que tenho de gramar !)que insistia em não se conectar à rede de Bruxelas para eu poder enviar as fotos por ftp.

Agora já liga e até deu para actualizar o blog.

Amanhã a Pátria espera-me.

Até lá.

2 comentários:

  1. Fiquei curiosa em relação à foto que o Kofi Annan lhe tirou... temos um fotógrafo revelação ou nem por isso? Espero que possa publicar a imagem para tirarmos as duvidas!

    ResponderEliminar
  2. uma alternativa às surpresas do portátil: "Recentemente o Google criou o "Bloguer Mobile", uma ferramenta que permite a qualquer utilizador criar blogues e actualizá-los via móvel, incluindo a publicação de fotos acabadas de tirar. (DE, Especial pág. IV)"

    ResponderEliminar