Páginas

sexta-feira, abril 18, 2008

DOIS ANOS DE INSTANTE FATAL

Um comentário de hoje no Fatal lembrava-me que o blogue fez 2 anos no passado dia 18. Há por aqui gente atenta, o que é gratificante.

Ao fim de dois anos e quase trezentas mil visitas sinto-me contente, embora gostasse de avançar mais na estrutura editorial. Vai ser difícil crescer muito mais. Obrigaria a mais tempo, disponibilidade e algum risco, tudo coisas de que não vou poder dispor.
Ter qualquer coisinha em Portugal provoca sempre reacções de inveja. Este blogue já criou alguns ódios de estimação mas também é verdade que há por aqui uma comunidade muito fixe e que sinto estar comigo.
Ainda ontem me confidenciavam que alguém teria comentado que não entendia porque tinha escrito aquele post sobre a minha sessão fotográfica com a Soraia Chaves. Achava esse alguém que isso era um problema meu e que os leitores deviam ser poupados a tais confissões. O vídeo que então inseri no You tube sobre esse tema já ultrapassou as 100 mil visitas e esse post continua a ser todos os dias lido a partir de buscas no Google.

Ora um blogue não é uma crónica jornalística, não se rege pelos códigos do jornalismo, não tem de ter uma linha editorial inflexível. Um blogue é um espaço pessoal de comunicação onde cabe tudo menos o insulto, a mentira, a calúnia. Por isso a blogosfera transformou-se num espaço de liberdade ( com todos os perigos que a liberdade comporta), de alternativa à imprensa tradicional. A blogosfera já influencia na política, na opinião pública. A blogosfera começa a ser tão temida como a imprensa.

Os leitores estão cansados de estratégias artificiais para os levarem a comprar jornais. Agora querem discursos directos, protagonistas, histórias vivas, opiniões desassombradas e independentes, mesmo que por vezes padeçam da maior parvoeira. O que não quer dizer que a imprensa tradicional seja dispensável, pelo contrário: terá de ser diferente, melhor, mais amiga do leitor, mais útil. Obrigatória. Esse é o desafio a vencer da imprensa escrita. E vai vencê-lo.

Dois anos a mandar bocas já é alguma coisa. Continuarei a entreter-me a escrever por aqui. A coisa portuguesa vai de novo aquecer com a política e o fotojornalismo, pelos vistos, está a dar mais que nunca.
Obrigado pelos vossos cliques.

2 comentários:

  1. umas vezes melhor e outras menos bem :-)mas no geral gosto muito das "postas"
    parabéns

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Benjamim, volte sempre;;))LC

    ResponderEliminar