Páginas

domingo, abril 20, 2008

Depois de Cavaco a bonança à jardineira

"Está um lindo Sol, um lindo dia, o Presidente trouxe a bonança à Madeira!" - Cavaco respondia assim aos jornalistas que o interpelavam à saída do encontro com Jardim. Segundos antes, Jardim saía e escapava-se dos jornalistas, parecendo que o encontro tinha sido pouco amistoso.

Não se tratava da célebre cena em que Cavaco comia de boca aberta bolo rei para evitar as perguntas do jornalista da SIC. Agora o estratagema era o mesmo: fazer qualquer coisa para não responder à pergunta e como não havia bolo rei falou do tempo. Um destes dias quando alguém perguntar a Cavaco como vai o país ele poderá responder: " sabe... o que eu gosto é dos meus netinhos, ouvir a Katia Guerreiro e de ter aulas de voz com a actriz Glória de Matos. A política é para os políticos. Eu sou apenas um professor de economia !".

O que é espantoso é que esta estratégia tem levado Cavaco de vitória em vitória e o povo gosta, o jornalismo acata, todo o poder político consente. O Presidente da República que não passava de um senhor Silva qualquer para o grande líder da Madeira, acaba de elogiar os 30 anos de progresso da ilha e que a obra de Jardim fala por si. Estamos, portanto, ainda no tempo em que os animais falavam e as obras públicas também. Um tempo que deve coincidir com aquele em que o nosso primeiro Sócrates usava poupa no cabelo e gizava aquelas belas obras de construção civil, que também devem falar por si, se seguirmos o pensamento do Senhor Presidente. Aliás a marquise da Travessa do Poussulo é uma obra que também fala por si.

Portanto: a democracia que se lixe. O caso da Assembleia Regional está enterrado. Os loucos foram recebidos em sessões privadas pelo PR. como se estivesse num regime de ditadura onde os chefes do Estado de visita fazem ouvidos de mercador nuns encontros para acalmar os ânimos dos contras.
Depois de toda esta atordoada ainda vamos ter um encontro entre Jardim e José Pinto de Sousa ( vulgo José Sócrates) para um happening tipo Perdoa-me. Cavaco faz de Fátima Lopes, Sócrates de ofendido e Jardim de vilão. Genial, lindo. Só falta Camilo de Oliveira em sarilhos e suas muchachas.
Depois desta lamentável semana madeirense de ossanas só há que meter a viola no saco. Sou dos poucos portugueses que sempre achou que na verdade a Madeira é a região de Portugal mais desenvolvida. E não falo de rotundas nem de obras de novo-riquismo. Aquilo é estrutural e tem beneficiado os mais pobres e permitido aos ricos continuarem a sê-lo.
Agora que se permitam atropelos deste nível às instituições e que se pactue com alarvidades não me parece muito correcto. Este medo pelos votos da Madeira, esta subserviência que faz de Gama um bajulador e de Cavaco um distraído e que prepara Sócrates para andar ao colo ( em sentido político claro) de Jardim já parece festança a mais. Como diria o de Gaia: Basta, ponto. Basta!

5 comentários:

  1. Assino por baixo quanto ao facto do Presidente da República passar a merecer, finalmente, o tratamento de Sr. Silva, se bem que, com tudo o que se passou esta semana na Madeira, acho que nem o "Sr." merece, pelo que ficaria apenas por "Ó Silva" podes cá vir de novo e trás o Sousa.

    Já não estou de acordo quando diz que o desenvolvimento da Madeira é estrutural, porque, tirando o turismo, o resto é cimento, porque se lhes secarem a teta do continente o Sr. Jardim perde as eleições no dia seguinte, pois tem sido com a chantagem dos votos que bem nos tem levado à certa e com a desfaçatez de nos insultar todos os dias.

    João José Fernandes Simões

    ResponderEliminar
  2. A Madeira , cria tanta riqueza como Gilbratar, Ilhas Caimão, Barbados etc , são os chamados paraisos fiscais.
    A acrescentar a isso recebem a tal mama dos parvos do continente!

    É por isso que a Madeira sustenta 2 equipas de futebol na 1ª liga , mais umas brincadeiras de luxo noutras modalidades .

    A madeira deve ser a região do país com mais emigrantes , só na Africa do sul são 800 mil madeirenses. Se a Madeira fosse um paraiso não havia tanto emigrante não acha LC!

    A lamúria do LC sobre os politicos é mais uma chuvinha tipo molha parvos !
    Todos os portugueses esclarecidos sabem que os politicos são uns paus mandados do capital (bancos) e que estão todos comprados, mesmo os que não são dos partidos de poder, por isso qualquer um é bom daqueles eligiveis, e é por isso que o Cavaco fala do tempo e dos netinhos!

    Eu também estou-me borrifando para eles e também me preocupo com os meus filhos e o resto ,pois que se orientem e sejam felizes!

    ResponderEliminar
  3. Sobre o que está a acontecer no "As Vicentinas de Braganza", agradecia que nos visitassem, e se pronunciassem, caso vos interesse o novo dilema/problema

    http://asvicentinasdebraganza.blogspot.com/2008/04/nota-constitucional.html#links

    ResponderEliminar
  4. LC enganou-se a Madeira melhorou muito desde que a Igreja local decidiu chamar Jardim para pôr fim ao ascendente inglês sobre os nativos que a tornavam a região europeia mais miserável do globo.Mas está longe de ser um região desenvolvida. Onde estão os laboratórios de investigação médico farmacêuticos, as fábricas de robôs industriais e de aviões de ataque??? Gostem os intelectuais sitos em Lisboa a indústria é que torna os países e regiões desenvolvidos e nunca o turismo.E nem precisam de ser poluentes......mas a Madeira é apenas um artificio governado por um reizinho que tem um olho atrás e uma cruz na testa. Sendo assim é irrelevante a democracia desde que haja pão e festa.

    ResponderEliminar
  5. O Jardim , estudou em coimbra e atingiu um nivel de autoridade muito superior à sua competência, logo só pode ser mais um mainato da Igreja, onipresente e onipotente em tudo o que à politica diz respeito , também em Portugal.
    Grande analise , o ultimo comentário ! Pode ser que ajude ao LC a abrir os olhos!

    ResponderEliminar