Páginas

terça-feira, novembro 18, 2008

Financial Times chumba Teixeira dos Santos

O ministro das Finanças português, Fernando Teixeira dos Santos, é o último de um “ranking” criado pelo “Financial Times”, há três anos, que aprecia o desempenho dos ministros europeus das Finanças e que é liderado pelo congénere finlandês, Jyrki Katainen.

O guia do jornal económico britânico baseia-se em informações estatísticas dos países de origem de cada ministro e na opinião de economistas e comentadores. Para o FT, a deterioração do ambiente económico e financeiro nos últimos meses constitui um momento particularmente difícil para quem lidera a pasta das Finanças na Europa.

Na cauda do “ranking”, na décima nona e última posição com 16,4 pontos (contra 3,8 pontos do ministro finlandês), Teixeira dos Santos é penalizado pelo fraco comportamento da economia portuguesa e pela baixa visibilidade da sua presença nas instâncias europeias, justifica o FT. O “ranking” analisa o comportamento dos ministros em três vertentes: testes político, de estabilidade e económico.

Na metodologia adoptada neste “ranking”, o ministro português surge na última posição do teste político, que mede a capacidade de resposta em relação à crise do sector bancário, a capacidade de liderança, incluindo na União Europeia, e a eficácia das suas políticas entre portas.

No teste da estabilidade, Teixeira dos Santos ocupa a melhor dos três itens, na posição 11. Nesta área é tida em conta a alteração dos mercados financeiros dos países desde o início da crise financeira internacional, baseado no custo de seguros face ao incumprimento nos empréstimos públicos.

Na vertente económica, os ministros são analisados em função do ajustamento das contas do sector público em 2009 em percentagem do PIB, a evolução das contas públicas desde 2004 e as receitas fiscais em percentagem do PIB./ Público

2 comentários:

  1. Em 6 meses sem democracia o ministro ocupava o primeiro lugar. ;)

    ResponderEliminar
  2. Até que enfim que o mérito dos nossos políticos começa a ser reconhecido além fronteiras. Depois da triste imagem que o socas deu com a acção de propaganda dos merdalhães na cimeira, agora o reconhecimento da "qualidade" do nosso ministro.
    Ah e o pinho também há-de lá chegar com as suas negociatas transparentes de imóveis com o procurador amigalhaço sebastião.
    Eles fazem o que querem, ganham o que querem e nós raspamos os ossos.

    ResponderEliminar