Páginas

quarta-feira, novembro 12, 2008

O tsunami do ensino contra Sócrates

Sócrates tem sorte mas não devia abusar dela. Sabemos como se tem saído bem das encrencas, como a crise internacional o abençoa, como a memória do portuguesinho é curta. Mas ele não devia abusar da graça de Deus. Este segundo movimento do grande mundo da educação que consegue pôr todos, alunos, professores, directores e reitores contra o governo, e mais: que consegue fazer da oposição uma muralha de aço (mesmo sem gonçalvismo), tudo isto é mau, demasiado arriscado para um governo que se prepara para ir às urnas.
Ontem os professores, depois os alunos, depois a humilhação da ministra ter levado com uma ovada em cima (a crise académica de Coimbra nos anos sessenta foi mais branda), hoje o Reitor da Universidade de Lisboa a demitir-se, já hoje o ministro Gago a ficar gago, ainda hoje as escolas à frente nas melhores a rasgarem o compromisso das avaliações...há um nítido levantamento contra o governo. Uma insubmissão colectiva está iminente. Sócrates vai perder não esta batalha. Irá perder a guerra.
Se o PSD fosse um partido da oposição de huevos..meus amigos, já estávamos a caminho de eleições antecipadas. Esperem: não se admirem que Sócrates faça bluff e que se demita alegando pressões da oposição, do PR, para poder apresentar-se a novas eleições com o curriculum limpo, ou pelo menos oxigenado.
E não é só o mundo da educação. A escandaleira à volta do Vitinho começa a minar. O homem está agarrado ao lugar que nem uma lapa, não larga aquilo, e Ferreira Leite protege-o.
O que safa Sócrates é que o Natal está aí. Vai haver dinheiro fresco para as prendas, a gasolina baixa, o povo está-se nas tintas. Na hora de votar vai escolher entre um vendedor de caros usados e uma avozinha que gosta de debitar a tabuada nos serões para trabalhadores.

9 comentários:

  1. encrenquas? Não queria dizer antes encrencas?

    Faça o seguinte, já que usa o firefox, e bem, adicione o corrector:

    https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/3155

    Assim os erros devidos à rapidez são minimizados ficando aqueles devidos a distracções ou iliteracia.

    Já agora a seguir a um parêntesis não existe espaço.

    Às vezes é confrangedor ver alguém com formação superior, formador, jornalista (não sei se têm carteira profissional) e que escreve num jornal, em formato digital ou não, escrever com tantos erros.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado caro anónimo. Reconheço que até para mim são confragedores os erros. Uma vergonha. Por vezes as teclas são mais rápidas do que o pensamento (que é lento), outras escrevo a pensar com o olho no cigano, muitas das vezes é mesmo iliteracia. Deixe-me dizer-lhe que se voçê visse alguns textos de jornalistas e escritores de nomeada antes de passarem pelos desks voçê não acreditava. Não me desculpa, claro. Aqui a opção é: ou deixar de escrever por manifesta inaptidão ou continuar naquela onda portuga de o fazer com lata, descontração e estupidez natural. Quanto ao corretor do Fire Foz está instalado mas é quase tão burro quanto o escriba::)) LC

    ResponderEliminar
  3. Pois a "onda portuga de o fazer com lata, descontração e estupidez natural" leva às vezes a escrever voçê que como como se sabe não leva cedilha. E fica logo assinalado no corrector.

    Em relação aos textos, intermédios, de escritores e jornalistas de nomeada, não me interessam. O que me interessa é a versão final, a publicada, seja em jornal, livro ou blog.

    ResponderEliminar
  4. Olá.

    Eu penso que um blogue sem uns ponta-pés na gramática perde a sua piada, o seu encanto.

    O importante é que mesmo com erros, a ideia que o seu autor pretenda transmitir seja tão límpida como a água.

    Isso é que interessa, o resto são questões de pormenor.

    Cumprimentos.

    Camila

    ResponderEliminar
  5. Discordo da Camila: um erro de ortografia num texto parece-me como uma cicatriz numa cara bonita ou uma nódoa de guisado numa camisa branca. Absorve toda a atenção e não deixa ver a pessoa.

    ResponderEliminar
  6. Escreva no word, corrija, e depois copie para o post.
    É assim que eu sou um tipo muito "letrado" :)

    Ou, então, mande f... os censores que têm a mania que escrevem sem erros, porventura burros nas ideias...

    JJ

    ResponderEliminar
  7. Eu cá para mim o Luiz está mas é a escrever a partir de um magalhães (ou será de uma magalhoa?), que tem as teclas pequeninas para os dedinhos dos petizes e que leva a estes erros inofensivos, como aqueles que todos os assesores do socas devem dar ao utlizarem o magalhães nas suas funções (quem diria, o assesores do PM a trabalharem com computadores de jogos para as criancinhas. É uma alegria, mas até faz sentido, sendo quem são e trabalhando para quem trabalham.
    No fundo, a última frazse do Luiz resume tudo de forma brilhante.

    ResponderEliminar
  8. Já repararam que estão só a vêr os erros de quem escreve mas não abordaram as ideias transmitidas no texto? O que será mais importante ? perderem-se em devaneios estupidos acerca de algum erro, que por vezes não é erro de falta de literacia mas apenas uma questão de engano ao escrever? Ou vocês são como o Cavaco Silva que dizia há alguns aninhos atrás quando esteve no governo como 1º ministro que "Raramente cometia erros e nunca se enganava"??

    ResponderEliminar
  9. "um erro de ortografia num texto parece-me como uma cicatriz numa cara bonita ou uma nódoa de guisado numa camisa branca. Absorve toda a atenção e não deixa ver a pessoa." Este seu comentário, caro anónimo, é do mais insultuoso, descabido, ignorante, preconceituoso e discriminatório que alguma vez ouvi desde o meu acidente de viação em que fiquei com cicatrizes na cara. Pode dizer o que quiser, mas seja um homenzinho e não se atreva a fazer a insultar pessoas, sob pena de algum dia lhe poder vir a acontecer o mesmo.
    Manuela Dias

    ResponderEliminar