Páginas

domingo, abril 13, 2008

Viva o Vitória de Guimarães !!!

Adeptas do Vitória ontem durante o jogo com o Boavista. Foto LC

Para ser franco sou sportinguista mas confesso que fiquei a simpatizar com o Vitória de Guimarães depois de ontem ter assistido a um excitante jogo no meio da claque vimarenense. Os tipos são uns pândegos a valer. Enchem o estádio com quase 30 mil adeptos, acreditam na camisola, têm brio e honra na terra, clamam pelo Afonso Henriques e ainda por cima metem golos. Vão em segundo lugar no campeonato e conseguiram meter no bolso o rei da pneuzada, esse biruta da bola que sabe tanto de esférico como eu de borracha. Eu sei aliás de borracha pois calço como deve ser os meus carritos.
O Guimarães é um clube a sério. A malta diverte-se, sofre e tem orgulho. A cidade transforma-se em festa, as horas que antecedem os jogos trazem alegria, esperança e optimismo. Tudo aquilo que falta em Portugal, sobra de sentimento em Guimarães. Depois aquele povo é porreiro, pázinhos! Recebem-nos com simpatia que não é gratuita, é fraterna. Come-se bem naquela cidade, dorme-se tranquilo. Há ali um Portugal íntegro. Trabalham, divertem-se e vão em frente. A cidade está bem conservada na zona histórica ( linda !) e bem equipada na parte nova. Aliás o estádio de futebol é uma excelente peça de arquitectura.

Adorei Guimarães a valer. Há muito tempo que não sentia esse sentimento notável de me sentir bem em casa. De ser português.

8 comentários:

  1. Eu vivi lá cerca de um ano e partilho das suas opiniões.

    Faltou-lhe ir ao Florêncio em São Torcato. Peça bucho e vinho verde tinto da pipa.

    Vai ficar fã.


    PC

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que gostou dos ares vimaranenses...

    ResponderEliminar
  3. Nao me perguntem como aqui vim ter, mas gostei das tuas palavras sobre a minha terra.

    Tudo o que dizeste é verdade!!

    www.v4viktory.com

    ResponderEliminar
  4. devias ter vergonha de dizer que te sentes mais português após estares em Espanha!!!

    Mas tá bem.. eu qd vou ao estrangeiro, tb sinto orgulho em ser português!!

    PORTUGAL SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  5. olha, curtir, curtir, curto a foto.

    sobre o resto abstenho-me, apesar de também gostar dos vimaranenses... mas ia ser demasiado contundente - para ti, não para eles, Luiz.

    ResponderEliminar
  6. acho que como jornalista que es, devias tambem falar sobre as varias agressoes que os jornalista, em especial os fotojornalistas tem sofrido nestes ultimos tempos...
    devias tambem falar sobre uns tipos que andam prai com maquinas nas festas do social, que nem sao jornalistas e muito menos fazem jornalismo! e dao mau nome a nos fotojornalista!!!

    ResponderEliminar
  7. Bem como arrepia ler estas coisas sobre a nossa terra, a nossa gente... Obrigada por ter visto Guimarães com os olhos "limpos de preconceito".

    Sem dúvida, respondendo a quem o acusou de estar a falar bem de mais, também há "gente má" em Guimarães, como em qualquer lado... Mas aqui não são maioria, e isso é o mais importante.

    Espanha?! Desculpem corrigir mas simplesmente somos o Berço da Nação. Agradeçam a "quem cá esteve" poderem ser portugueses.

    Para terminar, agradeço mais uma vez ter SENTIDO Guimarães :)
    Volte sempre, e tenho a certeza: vai ser bem recebido

    ResponderEliminar