Páginas

sábado, abril 26, 2008

O cravo que Cavaco desprezou

A OviBeja ( escreve-se assim?) é sempre um grande acontecimento nacional. Gosto desta palavra pronunciada com o tom de Sousa Veloso. O nome faz lembrar o tempo da Tv Rural.

Bom, hoje Cavaco falou na OviBeja, por ironia com Sevinato Pinto atrás, o ex-ministro da agricultura de Santana. Estava com um ar duro, lembrando os tempos do cavaquismo no seu melhor. Filmado em contre-plongé, meio deformado, Cavaco mostrava aquela sua faceta que fez dele uma figura arrogante, antes de ter virado Acabado Silva. Depois foi o que se sabe: fez de morto, afirmou-se como um simples professor de economia, passou a sorrir, criticou os políticos e disse que não era político, os portugueses comem muito queijo e esqueceram assim os anos do cavaquismo: a entrada brutal de funcionários públicos no Estado, a massificação do ensino sem o correspondente aumento da qualidade, o desprezo pelo ensino superior, a sub-alternização do curso de medicina, o betão contra o ensino, o alcatrão contra o planeamento urbanístico e de transportes. Os portugueses acabaram à tangente, por menos de um estádio de futebol, por eleger Cavaco Silva.

No dia 25 de Abril no discurso da AR Cavaco mostrou-se indignado porque os jovens não sabem o que foi o 25 deAbril. Um pouco como ele que há dois anos fez questão em não pôr o cravo na lapela. Cavaco também esqueceu o 25 de Abril e desprezou o símbolo da revolução, contra uma Assembleia e cravo ao peito. É bom não esquecer!

Cavaco nunca participou na construção da democracia. Enquanto Balsemão queria devolver a política à sociedade civil metendo os militares nas casernas, enquanto Soares lutava contra o avanço real dos comunistas, enquanto Sá Carneiro ou Freitas do Amaral defendiam uma direita civilizada e europeia, Cavaco era um economista que não se metia em nada.
É natural que os jovens portugueses não saibam nada do 25 de Abril. Têm um bom exemplo a seguir no seu Presidente. Quando se faz um elogio desbagado a Alberto João jardim, gabando-lhe " a obra que fala por si", quando se deita para a sarjeta o ícone da mais bela e tranquila revolução que devolveu a democracia ao povo, é preciso ter muita lata para vir dizer que os calinas dos jovens não sabem nada da coisa. E agora ( pasme-se no ridículo!) vai chamar a Belém umas associações de jovens para levarem a cassete aos quatro ventos para aprenderem a cartilha da revolução.

Os jovens, e os menos jovens, podem não saber de História mas estão preocupados com isto senhor Presidente: com o desemprego, a estabilidade do emprego, as taxas de juro, a segurança urbana, o futuro dos filhos, com as escolas da treta oficiais ( eu que o diga como pai!), com a falta de horizontes para uma vida que o tal 25 de Abril devia ter criado e apenas deixou umas auto-estradas que dão milhões de lucro à Brisa, e um país desajustado aos desafios da globalização e da competitividade europeia.

Os portugueses estão preocupados com a carga brutal fiscal, a classe média agoniza depois da agora Nossa Senhora da Pátria ( o cavaquismo de saias plissadas) querer regressar com o apoio escondido do Presidente, tendo sido ela a carrasca da classe média no governo do desertor Durão Barroso.

Devia ser lindo: Cavaco em Belém, Leite em S. Bento. Não era coabitação era mesmo promiscuidade política total.
Ainda acha estranho, senhor Presidente, que depois de tudo isto, e muito mais, os portugueses se maribem no 25 de Abril ?
Pelo menos os que não sabem o foi o 25 de Abril têm a humildade de não rejeitarem o cravo na lapela.

8 comentários:

  1. Não Luiz de Carvalho não escrevas tanta coisa irreflectida não alinhes no snobismo urbano ( normalmente são os saloios que aterram em Lisboa que o praticam mais) Cavaco não é um santo, mas o teu tio Balsemão afinal o que foi políticamente??? Nada, nem o marcelismo recauchutado que pregava
    com os amigos Carneiro Pintado e Cia conseguiu pôr em prática e país endividou-se até ao sufoco.
    Deves estar esquecido como era Portugal antes da entrada na CEE ??? Estradas nil um sitio digno para receber grandes expos e outros produtos de cultura que todos os intelos reclamavam nil, tudo arruinado por esse país fora( 1º fruto do marcelismo depois do PREC) Se não fosse o crédito do Soares...E afinal os 10 anos de Cavaquismo não foram 10 anos bicéfalos Cavaco/Soares??? Enfim não é por acaso que a intuição popular acaba por eleger Cavaco Presidente. Uma retribuição generosa pela obra ( mesmo sem agradar a gregos e a troianos) feita, obra que não foram estádios de futebol ou vivendas high tec para os amigalhaços

    ResponderEliminar
  2. Se forem cravos do crime à rosa coutinhp e à otelo podem pisá-los que Abril não precisa de símbolos manchados de sangue.

    Cavaco presta homenagem ao Abril pacífico e construtivo não ao oportunismo político dos senhores capitães donos do golpe de estado.
    E os soldados e cabos de Abril alguém se lembrou deles? dos seus traumas deficiências etc?? Não foi o eskizo Lourenço nem o legionário Otelo concerteza.
    Viva Abril o do Povo espontãneo em paz e festa !

    ResponderEliminar
  3. Olha olha o Ludgero já pôs o avental ao Luiz Carvalho....hehehehe ó pá qualquer dia pareces o Vasco da Gama Fernandes ou o João Soares!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Vaimpentear macacos nunca ganhaste tanto dinheiro como no tempo do Cavacão...chora-te

    ResponderEliminar
  5. Depois disto só falta mesmo a Ferreira Leite.
    Estamos tramados estamos.
    Com essa Socratina de saias é que isto vai bater no fundo.
    Pobre Abril.

    ResponderEliminar
  6. Aparecem aqui uns héroicos idoletras do cavaco! E alguns invejosos do LC!
    Até parece que este Cavaco tem alguma obra ou realização própria?

    Serão as estradas e os hipermercados e bancos a emprestar dinheiro sinonimo de desenvolvimento?

    Será que poder ir ao fim de semana ao IKEA é sinonimo de desenvolvimento?

    O Betão que foi erigido , está todo hipotecado e os juros estão em cima das cabeças dos portugueses, todos os dias!

    A nossa Industria, vai fechando todos os dias e a Agricultura que os nossos politicos assassinaram em Bruxelas está em forma de cadáver o qual o nosso grande professor, foi estimular na OVIBEJA!

    Agora falam no Qren! Basófias!
    Ao preço do Euro não temos hipoteses nenhumas com os outros paises produtores! Eu por acaso estudei pelo livro do Professor, macroeconomia e relativamente às condições obrigatorias da zona Euro: A Agricultura é para fechar!

    A unica hipotese que temos é o Sol e o Ar que~não há igual em mais parte nenhuma do mundo! Só isso é que estes nossos cobardes e corruptos politicos não nos tiraram ainda!

    ResponderEliminar
  7. Não sejas pateta anónimo das 6.13
    Foi a Esqwuerda que torpedeou o Portugal que ressurgia com os dinheiros da UE e ouve lá será que sabes ler Párménides em dialecto mi´noico ou a tua cultura ~também um bocado de Zeca Afonso misturada com Siza Vieira e molho de Saramago. E quanto a invejas estamos todos bem graça a Nossa Senhora Goretti vcês é que não têm um penacho na carola e pneus de chuva para correrem em piso seco.
    Quanto ao subdesenvolvimento e desgradação da indústria e até do comércio se os espanhóis se aguentaram c a concorrência europeia nós não porque era tudo muito débil e há muito que se baseava na mão de obra miserável e infantil não vendíamos nada fora das colónias e muitos dos nossos produtos eram devolvidos por manifesta falta de qualidade ( até os fogareiros que os israelitas nos encomendaram voltaram para trás por estarem mal soldados) Calem-se pois ó informados via imprensa de sasloios e Tv de papalvos Estudem Viajem olhem para o Mundo e não vão comprar caramelos a Badajoz para caramelos já bastam vcês. PS ah e durmam bem com o LC porque parecem os Roques e a amiga !!!!! Ou então vão ver a expo de fotos do dito cujo....isso sim vale a pena.

    ResponderEliminar
  8. Há leão!!!É assim mesmo só o "nino"
    é que sabe.Coitado deve ser por ter viajado tanto que na tola
    a esquerda é que lixou Portugal!Ora que me lembre nunca entrou tanto pilim ,como no tempo do SRE SILVA.Tadito, andava lá por fora a comprar caramelos baratos.Nem sabia
    que em Londres se comprava textil português, calçado em França etc.Só
    com um problemazito; era mais baratito comprar lá fora do que cá dentro.Aqui a malta era mais VAL DO AVE e seus FERRARIS TOPA?L.Reis

    ResponderEliminar