Páginas

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Apple e Beatles reconciliados


A fabricante de computadores e aparelhos de música digital Apple Inc. superou uma longa disputa de marcas com o selo dos Beatles, Apple Corps Ltd, em um acordo que pode finalmente pavimentar o caminho para que as canções da banda sejam vendidas na loja online iTunes.

Segundo as duas companhias, a Apple Inc. deterá agora todas as marcas registradas relacionadas com a "Apple" e irá autorizar o uso de algumas dessas marcas à Apple Corps Ltd.

"Amamos os Beatles, e foi doloroso o desentendimento com eles sobre as marcas", afirmou o presidente da Apple, Steve Jobs, em comunicado.

O gerente da Apple Corps Neil Aspinall disse que é ótimo superar a disputa e seguir em frente. "Os próximos anos serão tempos muito empolgantes para nós. Desejamos à Apple todo o sucesso e esperamos muitos anos de cooperação pacífica com eles."

A briga girava em torno de um acordo de 1991 entre as duas companhias sobre o uso dos logotipos em forma de maçã. A gravadora dizia que a companhia de tecnologia havia violado o acordo com sua entrada no mercado musical através de sua loja digital iTunes, líder de mercado.

Em maio de 2006, um juiz da Alta Corte de Londres deu razão à fabricante de computadores e eletrônicos.

A Apple Corps, de propriedade de Paul McCartney, Ringo Starr, Yoko Ono --viúva de John Lennon-- e do espólio de George Harrison, anunciou que recorreria da decisão.

A norte-americana Apple, que vendeu bilhões de downloads pelo iTunes, havia argumentado que a loja digital era em princípio um serviço de transmissão de dados, o que era permitido pelo acordo.

O comunicado desta segunda-feira afirma que a disputa judicial entre as duas empresas chega agora ao fim, com cada parte cobrindo seus respectivos custos do processo.

Os Beatles estão fora de serviços musicais de Internet como o iTunes, mas durante o julgamento surgiram rumores de que a Apple Corps preparava o catálogo da banda para vendas online pela primeira vez.

Uma porta-voz da Apple Corps afirmou que o acordo anunciado nesta segunda-feira não muda os planos digitais do grupo, mas cresceu a especulação de que as músicas dos Beatles serão vendidas na Internet no futuro.( Reuters)

Sem comentários:

Enviar um comentário