Páginas

quarta-feira, novembro 29, 2006

Paulo Catrica comenta

Cruzei-me de novo com o seu blog no Google – confesso que hesitei em responder mas como a minha resposta anterior ficou um pouco na sombra resolvi insistir.

Como referi no outro post que enviei, sou produto apenas do meu própio trabalho, esqueça os lobbys e os fantasmas, a minha iniciativa e o meu raio de acção não se resumem a Portugal nem a um conjunto de pessoas, algumas das quais o Luiz Carvalho adjectiva e classifica com um enorme azedume. muita deselegância e mesmo má educação. O que quer dizer com ‘a camionista’ Teresa Siza ? Tem que ver com os critérios de programação do CPF ou com atributos pessoais ? O bigode eu entendo é uma característica fisica do Albano. Esta sua frase é muito infeliz e muito injusta para a Teresa Siza, mas pior não tem nada de critico. Porquê atacar usando insultos pessoais ? É muito ‘Dantas’ e muito século XIX, um pouco como na Assembleia da Republica, a sua bancada aplaude a da oposição assobia.

Temos algumas caracteristicas em comum, para além dos amigos. Uma é o fotojornalismo, creio que desconhece, trabalhei em A Mosca, suplemento cultural do Diário de Lisboa enquanto durou. Também estou na Universidade, não a ensinar mas a investigar. Estudar História da Fotografia fez-me respeitar, admirar e muitas vezes gostar de géneros distintos: jornalistico/documental, mais ou menos conceptual, fotógrafos que estudaram ou auto didactas, da Inge Morath aos Becher, do Augusto Cabrita ao Walker Evans, do António Júlio Duarte ou do Basilico….e muitos, muitos outros. A valorização de uns não exclue os outros. A maior virtude da Fotografia será mesmo a pluralidade o que Stuart Hall classificou como a ‘democracia do olhar’.

Houve um factor que foi decisivo na minha decisão de responder, o Luiz é Coordenador do jornal Expresso e professor universitário. E tal não o iliba, pelo contrário responsabiliza-o ainda mais. Sem querer ser paternalista, a sua opinião tem de ser mais fundamentada. A polémica aqui não existe porque não se fixa em nenhum critério ou argumento racional apenas numa teoria da conspiração muito ‘grumpy old man’ isto está tudo mal é só ‘lobbyies maus’. Acredite sinceramente que não é.
Por favor não se esqueça ainda que exerce um cargo de chefia, num dos maiores grupos de comunicação do país – pago indirectamente através da publicidade das grandes corporações, dos BES’s. De novo faria supôr argumentos mais pedagógicos e construtivos. Usando-os para criticar o meu trabalho e por acréscimo os critérios e as instituições que trabalham com fotografia em Portugal teria de se incluir e não de se excluir. Estamos ambos representados na colecção nacional de Fotografia e creio que noutras colecções institucionais públicas e mesmo noutras privadas. E muito bem. Parece que se o Luiz tivesse poder de decisão faria um ‘livro vermelho da Fotografia Portuguesa’ eliminando instituições e pessoas, as que lhe parecem mal, que não gosta. Qualquer coisa entre o MAO e o Estaline. Fechava Museus, corria com a corja, abria outros e inscrevia o que considera ‘boa fotografia’ na História. No fundo limpava a coisa. Eu iria para o seu Gulag (e sem máquina fotográfica, claro!).
Os tempos felizmente são outros e mais plurais. Mas acredite que está mais perto do poder que eu, seja na Universidade ou no Jornal Expresso, a sua opinião representa uma parte do poder. Não se demita.

A dimensão pública do meu trabalho acrescenta esta possibilidade de ler e de ouvir diferentes opiniões, mas ficaria mais contente se as polémicas e os blogs, permitissem outro tipo de discussão. Não me incomoda a opinião contrária, como lhe disse anteriormente não tenho a presunção da unânimidade. Ser unânime é estar morto. No entanto é raro responder, limito-me a ler quando passeio pelo Google.

Para terminar com algo mais positivo atrevo-me a sugerir a si e aos outros bloggers a exposição ‘In the face of history’ que está aqui em Londres no Barbican Center até Janeiro, inclue fotógrafos que eu sei que preza, juntamente com outros, que eu aposto que não. Mas acredite que vale a pena uns e outros.

Um abraço sem ressentimentos, mas chocado e triste, era melhor discutir a sério do que este Sporting-Benfica da fotografia.

Paulo Catrica

4 comentários:

  1. Assim o discurso já está mais elevado e interessante.
    Óptimo, já não é preciso chamar para aqui a bófia para servir de mediadora do conflito, é que a bófia não é só para dar porrada, também tem mediadores.
    Já agora, Luís, mande mais "Merches", mesmo que o faça como "isco", mas veja se consegue despir mais as fotos.
    Ainda não consegui perceber se você tem mau feitio ou se usa o mau feitio como táctica, ou será estratégia (?), como diria um conhecido comentador desportivo, de que agora não me lembro o nome.
    Mas, gostei de ter dito que "...Sinceridade a mais é leviandade, parvoíçe e... perigo".
    Parvoíce nem leviandade não são, sobretudo, quando se é genuinamente sincero, como me parece ser o caso, mas já concordo que é um perigo.
    É que, de facto, neste país cada vez mais salazarento, ser sincero, é, de facto, perigoso.
    Mande mais fotos, de preferência antigas e a preto e branco, que não me importo de não perceber nada de fotografia, desde que goste.

    ResponderEliminar
  2. "(...)Por favor não se esqueça ainda que exerce um cargo de chefia, num dos maiores grupos de comunicação do país – pago indirectamente através da publicidade das grandes corporações, dos BES’s.(...)"

    Mas afinal de contas a publicidade feita pelos maiores grupos de comunicação paga o salário ou a opinião pessoal de um profissional?
    Por favor alguem que me tire esta duvida.

    ResponderEliminar
  3. Muitíssimo bem escrito, goste-se ou não da obra. Vindo de quem vem, e atendendo ao fogo cerrado a que tem estado sujeito é, no mínimo, um admirável exercício de contenção.
    Pode ser uma excelente oportunidade de re-centrar a discussão sobre a fotografia portuguesa. E não, não gosto das fotos de Paulo Catrica, partilho as opiniões do Luiz. Mas reconheço neste texto sinais que, se calhar, era bom manter acesos e caminhos que pode valer a pena explorar. A fotografia é que ficava a ganhar. Mas isto sou eu a falar de cor, como mero apreciador de fotografia, que para mim é uma disciplina absolutamente fascinante. Tenho pena de não a praticar de momento, por falta de máquina, mas não deixo de a acompanhar.

    ResponderEliminar
  4. Parecem duas mulas a discutir,
    Sobre quê
    foto quê? Fotografia, não me parece…
    Há um que hihihi o outro diz hóhóhó
    Muito elucidativo

    Apesar de tudo a resposta é bastante educada e muito bem escrita ao contrário do que eu faço, mas não penses que por escreveres assim o teu trabalho como fotogra o quê, fotógrafo, “pois” é mauzito, pronto não é mau de todo, é bera. Bem é o que for. É arte pronto ……..””A minha opinião não conta, deixa lá.
    Luiz Carvalho…
    “politicamente incorrecto”
    “tenho gostos simples, prefiro o melhor”
    Muito bom!!!!
    Mão sabe que o melhor é o mais caro……
    Não me diga que anda de Porsche ou Ferrari tem rolex e só usa Giorgio Armani
    Muito bom!!!!
    E a maquina fotográfica, claro deve ser um leica.
    Muito bom!!!!

    E assim acontece mais um excelente blog a visitar!!!!.....
    PS. Amanhã cenas dos próximos capítulos

    ResponderEliminar