Páginas

sábado, novembro 08, 2008

Professores queixinhas

O que é que leva alguém a meter-se num autocarro e vir das berças até Lisboa, a ter de aturar os colegas do dia-a-dia, para participar numa manifestação que não leva a nada ?

Não sei como decorreu a manifestação dos professores, nem me interessa muito nesse particular. Apenas ultrapassei dezenas de autocarros na auto-estrada do Norte, vindo eu do Porto. Havia também muitos carros ligeiros com a lotação completa conduzidos na faixa esquerda por uns condutores deitados sobre o volante, que davam a perceber que só podiam ser professores.

A verdade é que, mesmo não conhecendo o tal processo de avaliação dos professores, a burocracia deve dominar o esquema da coisa. Se o processo de avaliação for tão bom como o que eu conheço nalgumas empresas privadas...aquilo deve ser além de inútil, estúpido, e mais grave: muito injusto. Mas também é verdade que os professores que andam há uma vida a avaliar alunos de uma forma arbitrária, injusta, nunca vieram a Lisboa fazer uma manifestação por causa disso. Nem nunca imploraram em anos anteriores à tutela:" Por favor avaliem-nos !!!". Essa rebaldaria que foi ter havido anos sobre anos em que os senhores professores eram promovidos automaticamente deu agora nesta solução: a Dona Rodrigues quer avaliar seja lá como for, e até o primeiro-ministro Sócrates que foi avaliado ao domingo, a horas tardias, também numa total rebaldaria, e assim pode ostentar o seu "petit nom" de engenheiro, acha que os professores têm de ser avaliados e a doer.

Os professores passam a viver para a sua avaliação em vez de viverem para ensinar. O que é notável! Ainda por cima aqueles que tiverem boa nota vão ficar na mesma pois não haverá dinheiro no orçamento para espertos. No privado é igual:" teve nota positiva mas tenha paciência este ano foi o ano da administração trocar de carro e não há nada para ninguém! Tenha paciência, vá com Deus! É a crise, isto está mau para todos!!!". Brinco mas a realidade não andará muito longe!!.

Com palavras de ordem e gritaria ao governo, os professores cantando e subindo a avenida, levados sim, vão regressar às suas casinhas e segunda- feira vão encontrar as mesmas escolas da burocracia, da ineficácia e da balda.

O ensino oficial em Portugal, tirando sempre as honrosas excepções, é uma merda sem qualidade, pago pelos contribuintes da classe média que na hora de terem de mandar os filhos para a escola acabam por ter de voltar a pagar para eles terem uma escola decente no privado. Nem o tal cheque-ensino o Estado quer devolver aos contribuintes!
Aqui falo mesmo por experiência própria.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Nada como subir na vida por mérito - à custa de avaliações! É ver os burros e calões a descerem a Lisboa cheios de medo das notinhas negativas...a gritarem peidos de protesto e depois darem umas voltinhas pela Baixa! Só até às 19h porque a carreira parte às 20h.

    Engomador.

    ResponderEliminar
  3. Este "engomador",deve ter um cartão ROSA!Ou então é mais um parvo cobardolas que se esconde atrás do anonimato.L.R.

    ResponderEliminar
  4. melhor só...images_fernando negreira (archive)_eye

    ResponderEliminar
  5. Meus caros conheço muitos professores que nunca fizeram a ponta de um corno, era meter baixas para ir passear. Nunca fizeram nada e chegaram ao topo da carreira. Se um tipo trabalha, dá o litro porque é que tem medo de ser avaliado. Coitados são mal pagos trabalham muito! e nós os outros não trabalhamos também somos mal pagos! Votaram no PS têm aquilo que merecem.

    ResponderEliminar