Páginas

quinta-feira, novembro 20, 2008

O dia das facas longas

Há uma crise recente que é financeira, mas há uma crise crónica instalada em Portugal há dez anos. É a crise dos valores, a corrupção no sentido mais entranhado na estrutura do regime, a promiscuidade dos interesses do Bloco Central, a vida dupla de muitas figuras públicas que dão a cara para ganhar votos e manter poleiros, e a outra que é a dos negócios, do poder do dinheiro.
O que hoje se dá a ver é que, afinal, a crise financeira está a destapar o lençol a muitas figuras que estiveram a fingir de cadáveres políticos, mas que continuavam a trabalhar pela calada nas maiores obscuridades.
E se o BPN foi a Dona Branca dos nossos colarinhos brancos, ainda vamos saber mais, muito mais.
Ontem na RTP-N (aliás renovada e muito bem com a presença competente e estimulante do João Adelino Faria, o Mário Crespo da geração dos trintas) Menezes largava a grande bomba sobre as dificuldades, as ameaças, que teve quando propôs uma avaliação do sistema bancário. Depois começou a recuar, mas está lá muita coisa para investigar sobre o que disse.
O BPN arrastará consigo o desfile de figuras políticas afectas ao PSD, muito ligadas ao ambiente partidário da Dra. Leite e de outras ex-figuras Cavaquistas que a tempo souberam retirar-se da política para se dedicarem a causas mais reais, como os negócios.
Oliveira e Costa parecia um amanuense quando era Secretário de Estado do Tesouro de Cavaco, e figura próxima da actual líder da oposição, hoje é um Transformer que remete Vale e Azevedo para um inofensivo inquilino que inventou uma torneira a pingar para não pagar ao senhorio!

Com a tareia levada no Brasil pela nossa infeliz selecção, com o recuo inútil da ministra da Educação, com Oliveira e Costa pronto para as algemas, com três bancos a pedirem já avales ao Estado, a Pátria entrou de vez na louca. Sócrates esconde-se, cala-se como o sabe fazer, e agora é Leite que pedala para os tempos de antena. E na Marmeleira Pacheco já deve ter apagado aquelas fotos que ele fez com orgulho na noite em que a sua líder ganhou um partido lamentável.
Pior é difícil.

3 comentários:

  1. Todos para uma jaula a pão e água para verem o que é bom.
    A Dr Leitosa que se atire da ponte de uma vez por todas. É péssimo o serviço que ela está a prestar ao partido e país. Ela que se candidate a nova gerente da Byblos.

    ResponderEliminar
  2. Adoro o teu blog! Besos de Madrid.

    ResponderEliminar
  3. Porque será que Pacheco Pereira nunca fala de actualidades? Espera p'ra ver, como boa "raposa" que é.
    Nem um comentário à supensão da democracia (Ferreira Leite) nem um simples toque no BPN.
    Estranhos silencios para quem fala sobre tudo.
    (moreno)

    ResponderEliminar