Páginas

domingo, agosto 31, 2008

Onze anos depois da morte de Lady Di


Passaram ontem 11 anos sobre a morte de Diana de Gales e a RTP mostrou de novo um excelente documentário feito à volta dos fotojornalistas e da forma como cobriram ao longo dos anos a vida da Di. Nunca uma figura pública teve o privilégio de poder contar toda a sua vida em imagens. Para cada fase da sua vida (e foram muitas) há uma fotografia que se transformou num ícone.
A relação da Princesa com os fotógrafos era, ao contrário do que se fez crer, cúmplice, clandestina e por vezes cínica.
Poucas personalidades conseguiram ter a imprensa ao seu lado, fazendo girar uma máquina de marketing e interesses como Diana o soube fazer.
Os dias que antecederam a sua morte, passados no remanso do Mediterrâneo, na companhia do novo namoradinho e do seu ex-futuro sogro, um personna non grata perante a família real, foram aquilo que os fotógrafos disseram no documentário "uma loucura total" a partir do momento que o porta-voz da Al-Faed reconheceu que era Diana que estava com o milionário.
Os fotógrafos alugaram iates e helicópteros para darem uma cobertura total ao acontecimento mais escaldante dos últimos anos.
Se a tragédia do Túnel de Alma aconteceu deverá ter sido ao facto de várias circunstância se terem cruzado na instante errado. Mas a persistência dos fotojornalistas naquela noite teve muito a ver com a intolerância e burrice do namoradinho que pensou poder trocar as voltas a um grupo onde estavam alguns dos mais experientes fotorepórteres do Mundo.
As fotografias acabaram por ser feitas a bem ou a mal e o nervosismo que se gerou acabou por criar um clima tenso e infeliz propício a um desfecho brutal e estúpido.
Passados 11 anos mantêm-se muitos mistérios sobre aquela noite, mas há uma certeza: os fotógrafos fizeram aquilo que pura e simplesmente tinha de ser feito.

A conversa da treta que os fotógrafos invadiram a privacidade, a lenga-lenga políticamente correcta sobre a privacidade das figuras públicas é argumento estafado. Só os ingénuos e alguns sacristas podem acreditar que a pobre princesa detestava aparecer e que estava num sítio tão escondido como o Mediterrâneo ou o Ritz de Paris e que os malvados jornalistas a quiseram fotografar.

13 comentários:

  1. "As fotografias acabaram por ser feitas a bem ou a mal"
    será que os fins justificam os meios??????
    O trabalho dos foto jornalistas ultrapassa muitas vezes a linha ética a que qualquer trabalho deve obedecer. Onde começa o termina o limite de privacidade.. isto serve para o caso de Diana e para tantos outros...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Já ficou visto que os fotografos não tiveram nada a ver com aquilo !!!
    MAs o que ninguém quis foi investigar o crime !

    ResponderEliminar
  4. O que é "espantástico" é todo o mundo falar de Diana, da sua vida de influência e da sua trágica morte e poucos se recordarem que, uns dias depois, morreu também (mas sem mediatismo na morte) Madre Teresa de Calcutá.
    Nesta minha observação, nem sequer sou suspeito, já que não sou crente na fé que a movia.
    Mas se falarmos em influencias e em pessoas para com quem o mundo ficou a dever algo, talvez o crédito desta seja maior que o daquela.
    Mas, claro, nunca Madre Teresa alimentaria a fome de sensação dos jornalistas (de boa ou má craveira)!

    ResponderEliminar
  5. Tem mais para emendar: "Se a tragédia do Túnel de Alma aconteceu deverá sido ao facto de várias circunstância se terem cruzado na instante errado."

    Depois pode voltar a apagar o comentário - eu não digo a ninguém que lhe ando a corrigir a escrita.

    mas que você é mau nisto, lá isso é!

    :)

    ResponderEliminar
  6. Como referiu um dos intervenientes, o leitor das revistas e dos tablóides também têm as mãos sujas com sangue.

    Mas ainda a propósito não considero o trabalho dos paparazzi uma disciplina fotojornalistica.
    São fotografos que querem ganhar muito dinheiro com isto que por acaso até se chama fotografia, ou seja, são os "pato bravos" desta área.

    Paulo Sousa

    ResponderEliminar
  7. Para o anónimo da 1, 21.

    Meu caro: voçê enquanto anónimo não tem moral para vir para aqui escrever que isto é o Instante Fatela e outros dislates.
    O que escrevo por aqui tem por vezes erros porque eu não tenho um copydesk a rever-me os textos, aliás escritos ao correr da pena e da alma, relidos uma vez e corrector em cima. Reconheco que há erros por vezes devido à pressa outras vezes porque nunca fui um bom aluno a português.
    Mas se voçê lesse textos de cronistas famosos antes de irem aos desks voçê nem acreditaria no que lia.
    Portanto: eu apago comentários achoincalhantes que ainda por cima não revelam o nome do autor.

    Eu aqui arrisco. Dou o meu nome e a minha cara. Não é leal que a cobro do anonimato venham para aqui armados em carapaus de corrida.

    ResponderEliminar
  8. É que é mesmo assim!!! Ò LC !
    À pala da moral num qualquer erro de escrita, vêem agora cobrar protagonismo!!!

    É golpe baixo!
    O LC não merece apesar de ferir de vez em quando algumas susceptibilidades mais sensíveis e outras nem tanto, como a minha, não vale golpear por baixo!!!

    ResponderEliminar
  9. Não é leal, não senhor, mas dá-me um enorme gozo pressenti-lo chateado... que fazer?! E depois, é a facilidade com que se chateia!

    Mas você "põe-se a jeito", que quer que lhe façamos?

    Não se irrite Luiz, isso faz-lhe mal à cutis. Por causa de um blog? Há coisas muito mais importantes na vida.

    O anónimo da 1:21

    ResponderEliminar
  10. Isto não é um comentário. Mas gostaria de lhe enviar algumas fotos do meu filho que tirou um curso de fotografia e agora está num curso de cinema na covilhã.
    mas como não sei o seu e-mail estou a contacta-lo por aqui.. será possível que avalie da qualidade das suas fotos???????
    obrigada

    ResponderEliminar
  11. Mariam o meu e-mail: lzcarvalho@netcabo.pt

    ResponderEliminar
  12. Paparazzi ou lá o que lhes queiram chamar é uma disciplina da fotografia ai lá isso é. Ou a fotografia é monárquica? há quem diga cada asneira.
    Mesmo assim prefiro os fotogs que andam a sacar aoas ricos e famosos do que os humanistas que andam a ganhar à pala da fome miséria e morte ( ex Salgado e Cia e alguns Magnuns muito pedantes)

    ResponderEliminar
  13. "Paparazzi ou lá o que lhes queiram chamar é uma disciplina da fotografia ai lá isso é. Ou a fotografia é monárquica? há quem diga cada asneira."

    referi "fotojornalismo", não "fotografia".

    E ler bem também é uma caracteristica de bom leitor.
    Mas compreende-se que assim se apareça como anónimo...
    Paulo Sousa

    ResponderEliminar