Páginas

segunda-feira, maio 19, 2008

Todos os dados contra Portugal


A sensação que vivemos num período de fim de um ciclo é cada vez mais evidente. Hoje mais uma vez as notícias sobre os números da economia portuguesa são arrepiantes. O investimento estrangeiro baixou 50 por cento e o investimento português no estrangeiro 20 por cento. O ministro da economia comenta que os outros crescem porque investem em supermercados mas nós portugueses temos o investimento bom. Só falta vir Sócrates repetir: " parece-me realista!"
O presidente Cavaco comenta que " não se quer meter na esfera do governo mas tem esperança que o investimento aumente!".

Ora sabemos todos que o investimento em Portugal não aumenta, pelo contrário diminui, porque não há empresários malucos que invistam num país onde a energia eléctrica é mais cara, o IVA mais alto, os combustíveis mais caros, a burocracia infindável, os impostos absurdos, a lei do trabalho por turnos do século 19, as portagens para transportar produtos um absurdo. Não há incentivos. Fiz uma reportagem sobre estrangeiros que vivem e investem em Portugal ( uma reportagem sobre loucos, portanto) e todos punham a burocracia como o maior entrave ao investimento.

Estamos sempre no fim da cauda, no fim de tudo e de todos. Esta tendência não é contrariada em nenhum item. Claro que há crise internacional, claro que o petróleo está imparável, mas também é imparável os lucros fabulosos das gasolineiras, do ISP. Uma coisa é os preços subirem porque a conjuntura internacional o exige, outra coisa é a teimosia do governo em insistir numa tributação estúpida, gananciosa que está a pôr em causa a sobrevivência das famílias, das empresas. Sócrates está a empenhar de novo o país só com a obsessão dos milhões que vão entrando nos cofres do Estado para combaterem um monstro que ele não teve coragem nem competência para abater.

Quando deixar a governação Sócrates vai ter uma amarga realidade: o país não vai estar melhor em nada. Nem nas contas de sumir que ele tanto fez para combater um deficit herdado da Dama do ferro velho: essa deixou o país nos 7 por cento e inventou os pagamentos por conta. Sócrates vai deixar atrás de si um país de jovens desempregados, 80 por cento a trabalho precário, com 90 por cento dos empregados com uma vergonhosa média de 750 euros por mês de rendimento.
Andámos tanto, tanto, para chegarmos a esta tristeza. Mas vamos andar mais depressa com o TGV, o novo aeroporto e a Zona Ribeirinha de Lisboa. Tudo investimentos que não criam receita, não atraem investimento e geram despesa. Deprimente na verdade.

6 comentários:

  1. Caro LC,

    O nosso ministro da economia que para atrair investimento chines, andou a propagandear a nossa mão de obra barata, mesmo assim não lhe serviu de nada!
    O investimento estrangeiro caiu 50%!
    Pobre Pinho , que com tanta mão de obra barata em Portugal foi pagar 800 mil euros a um fotografo Inglês que mamou o arame e um peixinho fresco na Ericeira , nos 3 dias que cá esteve!

    Eu pergunto aqueles que hoje tem +_ 60 anos , que se revivessem os seus vinte e picos anos no tempo de Caetano ou de Salazar trocavam hoje pelos vintes e picos que os seus filhos estão a viver?
    E em qual das epocas poderia ser considerada mais fascista?
    Em qual epoca poderia haver mais falta de oportunidades e precariedade de vida?

    Não façam estas perguntas ao Pinho por favor, ofereçam-lhe antes um cigarinho para chupar!

    ResponderEliminar
  2. Deus abandonou Portugal. Os cidadãos andam há anos reféns de uma corja de bandidos disfarçados de governantes.

    ResponderEliminar
  3. Não é por acaso que o Salazar anda tão na moda. Podem chamar-lhe ditador, o que quiserem, mas não existe comparação nenhuma entre a competência política dele e a máfia política liderada pelo engenheiro da farinha amparo que agora nos atormenta.

    ResponderEliminar
  4. há comparações que são perigosas... muito perigosas mesmo.

    E a memória é curta... Ou a ignorância é grande...

    ResponderEliminar
  5. Eu diria que a memória é curta e a ignorância é grande. Só assim se explica que bandalhos como estes estejam no governo. Não se preocupem, antes do fim do ano já estaremos a pagar 2€/lt de gasolina enquanto o socas da farinha amparo diz que o país está em franco crescimento e que a retoma está consolidada. Isto enquanto recebe uns quantos barris de petróleo do seu amigo chavez ou dos seus amigos na galp para poder por o seu mercedes/bmw/o que quer que seja a andar.
    O salazar nunca aumentou o preço do pão e quando teve de aumentar os impostos pediu desculpas aos portugueses.
    O socas pede desculpa por ter dado umas passas no avião e quanto aos impostos diz "paguem e calem".
    O mal do português não é a memória curta, é mais a memória estragada/corrompida por parte daqueles que estão agora e têm estado no governo e que vêm fazendo muito pior (não esquecer de enquadrar as coisas no seu espaço e contexto temporal).
    Portugal ainda não bateu no fundo, mas está quase. Digam adeus à classe média.

    ResponderEliminar
  6. E já anda um email a circular a pedir o boicote às gasolineiras:
    "PASSEM A PALAVRA
    Vamos fazer a diferença!
    Isto tem que começar por algum lado!
    Vamos passar a palavra e não ser indiferentes, temos que fazer com que
    as coisas mudem!
    A subida vertiginosa do preços dos combustíveis tem que parar e temos
    que fazer com que baixem!
    Para tal vamos combinar três dias nacionais seguidos de NÃO
    ABASTECIMENTO NA BP, GALP, REPSOL!

    Esses dias serão o 1 -2 -3 de Junho que vem!

    VAMOS FAZER A DIFERENÇA!

    Nesses dias abasteçam em outros postos de combustíveis tais como a
    Esso, Total, Continente (antigo Carrefour), Intermarché, Jumbo e
    Eleclerc!
    Juntos teremos força para baixar os lucros destes gigantes!
    Agora é só passar a palavra com urgência!
    Estou farto de ser levado na hora de pagar!
    CHEGA!
    SEJAMOS UNIDOS PORTUGUESES E TODOS OS QUE TENTAM SOBREVIVER EM PORTUGAL!

    NÃO ESQUEÇAM 1 - 2 - 3 de JUNHO que vem Não Abasteçam na BP, GALP e REPSOL!
    FORÇA PORTUGAL!"

    ResponderEliminar