Páginas

quinta-feira, maio 08, 2008

Judite de Sousa cilindra Ferreira Leite na RTP

O bom entrevistador é aquele que consegue pôr o entrevistado a dizer o que o jornalista quer que ele diga. Judite de Sousa é uma excelente jornalista e a entrevista que hoje fez a Manuela Ferreira Leite na RTP1 foi das melhores que já vi na televisão portuguesa. Só me lembro de uma outra feita a Cavaco Silva por Constança Cunha e Sá na TVI.

Manuela Ferreira Leite foi bem "apertada". A nossa dama de ferro acabou por mostrar bastantes partes já enferrujadas. Gaguejou, ficou sem argumentos e por pouco não mostrava a sua arrogância de pacotilha. Corou, engoliu em seco e ainda arriscou o habitual " não sei o que quer dizer com essa pergunta!".

Ficámos a saber definitivamente que Leite não tem uma ideia para o país. usa frases soltas e ideias feitas, sente-se mais à vontade a falar de economia ( onde é que já vimos isto?), foge às questões, não tem frontalidade para falar dos seus concorrentes, meteu os pés pelas mãos quando lhe perguntaram porque não tinha então apoiado Marques Mendes. Quis não falar do passado mas afinal, muito bem lembrado por Judite, ela era muito desse passado.

A grande diferença de Leite em relação a Sócrates é que " eu nunca mentiria ao eleitorado". Mas Judite lembrou-lhe que também ela prometera não aumentar impostos e aumentou o IVA e outros. Mas foi a própria Leite ( pasme-se!!) que veio agora dizer que criou um monstro chamado IMI que está a desgraçar as famílias de rendimentos mais baixos mas ( claro!!!) a culpa era de Sócrates que devia ter já rectificado o imposto.

Depois argumentou que ela tinha tomado medidas violentas nas finanças porque tinha sido pressionada pela Europa. Mas ela em dois anos, mesmo pressionada, não fez o que fez Sócrates em 3 anos ( não pressionado).

Judite lembrou-lhe que ela tem sido uma admiradora de Sócrates nos seus comentários semanais na Renascença. Tem-se mostrado de acordo com o governo na Saúde, na educação e nas finanças. E quer ser alternativa ao PS. Como ? Pondo mais privados a fazer o trabalho do Estado- diz ela. Portanto: mais neo-liberalismo. Já não chega o que temos.

Ainda balbuciou que há um exagero no zelo das finanças mas foi ela que inventou aquele director-geral que teve a inteligência básica para instituir um programa informático de caça aos contribuintes, faltosos, cumpridores e menos cumpridores. Mas agora reconhece o erro. Portanto tivemos uma ministra errática que apoia Sócrates mas quer ser primeira ministra da Nação.
Depois a sua relação política com o PR também não lhe interessa nada e vem com uma candura dizer que está preocupada com as pequenas e médias empresas. Está? Oh doutora ! O neo-liberalismo que começou por aplicar no governo de Durão vai resolver isso! Os portugueses podem ter memória curta, esperemos que não sejam mesmo broncos para embarcarem neste embuste eleitoral.

Já temos um professor de economia em Belém, já não precisamos de uma contabilista em S. Bento.

13 comentários:

  1. Fogo nos malditos pinóquios velhos!

    Parabéns linda Judite e um beijo dos tempos de Macau.

    ResponderEliminar
  2. Eu não tive pachorra para aquilo! só vi 5 minutos!

    A anciã não dá mais que aquilo !Não percebo porque aceitou ser testa de ferro daquela palafornalha de gulosos pelo poder que estão por detrás!

    ResponderEliminar
  3. Engraçado este LC....nem uma palavra sobre a "bomba" Geldolf e o escândalo angolano. MEDO? POIS OS CRIMINOSOS ANGOLANOS ANDAM AQUI À SOLTA E PROTEGIDOS PELO GOVERNO PORTUGUÊS !!!

    ResponderEliminar
  4. Já quanto à entrevista ao PSL não "celindrou"...!
    E sabe por que motivo...?
    Não sabe!?
    Sabe, sabe, que eu sei que sabe...!

    Eu também podia explicar, mas não me apetece ::))
    Explique o Luís, ou algum comentador mais atento...
    E eu até dou um rebuçado a quem souber.

    JJ

    ResponderEliminar
  5. Corrijo:
    Não é celindrou mas cilindrou.

    É que para erros ortográficos á absta o Luís... hihihi ::))

    JJ

    ResponderEliminar
  6. Raios para o teclado: já basta e á absta

    JJ

    ResponderEliminar
  7. Mais do mesmo ou seja, Sócrates de saias! A anciã que tenha juizo e vá para casa coser meias ou tratar dos netos. Este País soube dizer não ao velho Soares. Era o que faltava agora aturar mais uma figura fora de prazo. Chega!

    ResponderEliminar
  8. "Este País soube dizer não ao velho Soares. Era o que faltava agora aturar mais uma figura fora de prazo. Chega!"
    ------------
    Pois é caro anónimo 7.17 pm... o pior (ou o melhor!) é que "o país", não é o psd!

    De qualquer modo concordo: CHEGA!

    ResponderEliminar
  9. Também vi a entrevista.
    E neste momento preocupa-me que a oposição ao Socrates esteja assim em frangalhos. Ele reina não porque possa merecer tal confiança dos tugas, mas porque metade destes decidiram ir para fora: emigraram.
    E neste número alto e significativo de fugas estão muitos "cérebros". Pessoas capazes mas que acham que aqui nunca vão a lado nenhum.
    E é desses "cérebros" que o país precisa. E a oposição também.
    A entrevista foi "puxada". Mas não foi mérito da jornalista (ela fez o seu papel): foi pela má preparação da MFLeite. Não foi convincente. Foi justa, fez transparecer alguma seriedade, o que não é mau, mas propostas e ideias para melhorar a coisa ... ???
    Mas também penso que a MFLeite é a única capaz de acalmar o PSD nesta altura. Ela ganha agora o partido mas Passos Coelho ganha o poder daqui a poucos anos.
    Que venha sangue novo.
    A classe politica precisa de renovação urgente.
    Já estamos fartos de ver as mesmas caras e ter os mesmos problemas.
    Paulo Sousa

    ResponderEliminar
  10. Completamente de acordo, foi uma excelente entrevista.

    ResponderEliminar
  11. Olá Luiz, boa tarde.
    A Política foi um capítulo que encerrei definitivamente na minha vida há já alguns anos. Por isso não estou aqui para comentar este seu post.

    O que me traz aqui é o seu artigo que saiu na FotoDigital deste mês. Quero antes de mais dar-lhe os meus mais efusivos parabéns pelas palavras escreveu e com as quais concordo com toda a convicção. A Fotografia não é nem pode ser escrava de interesses. Não pode ser sintética na sua concepção. Eu não tenho nada contra quem a faz assim, tão pouco tenho nada a favor. Mas como o Luiz fez, e muito bem, reservo-me o direito de comentar e não consumir. Mas tenho de aceitar que por alguma coisa os equipamentos não são de venda reservada e eu sou um acérrimo defensor da democratização desta, porque acho que ela pode educar muito boa gente que por aí perdeu algures umas aulas de escola. E não falo apenas no sentido estático das coisas. Porque quando se anda à procura de uma imagem, vê-se muitas outras coisas e desenvolve-se um sentido crítico.

    Em resumo, eu acho o seu artigo sábio, pertinente e que devia ser pensado. É por isso mesmo que quero pedir-lhe autorização para o transcrever parcialmente no meu Blogue e poder assim rematar algumas dessas opiniões.

    Obrigado, e Boas Fotos.

    Felizes

    ResponderEliminar
  12. É "excelente jornalista" mas uma péssima directora...
    Exclui pessoas, é histérica, tem uma visão sectária do jornalismo, adora o "choradinho" e como pivot de telejornal é uma nódoa.
    Trabalha em televisao há mais de 20 anos e nunca foi capaz de um rasgo, um toque de génio, uma ideia.
    Para ser honesto, estes consensos entre jornalistas arrepiam-me...
    Enfim...
    RS

    ResponderEliminar
  13. judite de sousa...Pode ser muito boa jornalista, mas nao acha que com tantos desempregados em portugal,nao seria melhor deixar algumas tarefas para os jovens de que tanto necessitao e ate traziao ideias novas e frescas....juro que ate lhe daria uma ajudinha e lhe ensinarias a fazer umas meias de malha para alguma instituicao de idosos .....que acha???e ser bem carinhosa consigo

    ResponderEliminar