Páginas

terça-feira, abril 29, 2008

A especulação consentida dos combustíveis

Mais um aumento da gasolina e do gasóleo ( mais deste aliás). É evidente que há especulação no aumento dos preços. E sabe-se (é bom ter memória!!) que foi no governo de Durão Barroso, sendo Leite a ministra das Finanças, que foram liberalizados os preços dos combustíveis.

Os preços sobem a um ritmo muito superior ao aumento em dólares depois de feito o câmbio em euros. Há dias na AR Sócrates respondia a esta questão a Jerónimo de Sousa dizendo que o PCP queria que fossem os contribuintes a pagarem uma contenção dos combustíveis por parte do governo. É a mais completa desonestidade intelectual !

Os portugueses estão a pagar os lucros brutais da Galp, e se não está a haver cartel nos preços a autoridade da concorrência devia actuar, e a economia do país a sucumbir. Não há classe média, empresas, que resistam a isto. Hoje gasto tanto por mês a andar de Smart Cdi como gastava há 10 anos a andar de Porsche ! E eu não conto, claro. Mas os camiões TIR que entram em Portugal e saem com gasóleo espanhol, os portugueses que atestam em Espanha...bom é fazer as contas!
É bom saber-se que este aumento brutal nos combustíveis tem o mesmo impacto nas famílias como o aumento dos juros.
Talvez a Santa Padroeira de Portugal que aí vem traga uma varinha de fada ou talvez regresse com as medidas neo-liberais do camarada Durão e tão ao gosto do seu rival , o senhor (dos)Passos

1 comentário:

  1. E pensar que há um ano o gasoleo custava cerca de 1€/lt... Hoje em dia o Jeep fica mais tempo na garagem enquanto o Opel Corsa tem de se apresentar ao serviço. Já não compensa ter o carrinho a gasoleo, principalmente se for de grande cilindrada, como um jipe que gasta 10-11Lt/100km. Por mim andava sempre de bicicleta, mas atravessar a ponte de bicicleta (ainda) é impossível.

    ResponderEliminar