Páginas

quarta-feira, março 05, 2008

O Público maior


O Público fez hoje 18 anos com uma edição de luxo. Pacheco Pereira foi o director em chefe, ele que tanto critica e afronta jornalistas...tornou-se jornalista por uma noite e gostou.
A edição impressa estava muito bem organizada, o suplemento P2 soberbo. Gostei muito do grafismo, bonito e útil ao leitor, sem se sobrepor ao conteúdo. Gostei imenso do trabalho do Miguel Madeira sobre o que mudou nos últimos 18 anos nas nossas vidas, do airbag ao ipod. O Miguel mostrou, e demonstrou, como se podem fazer excelentes fotografias mesmo quando se trata de fotografar apenas objectos. As fotografias davam uma excelente exposição com aqueles objectos mostrados em grande formato. Era uma grande aposta Miguel. Só faltava que tivessem sido feitas com a nova Ricoh GR ! Aí eu passava-me mesmo ! Gostei mesmo muito do trabalho.

A edição online surpreendeu e o facto de toda a edição ter sido aberta é outra grande iniciativa. Claro que não me compete elogiar a concorrência, mas é verdade que entre o Expresso e o Público sempre houve uma concorrência leal e saudável. O Público não foi um jornal que nasceu contra o Expresso. Era outro projecto, embora tenha sido construído com gente que saiu do Expresso, que criou uma concorrência muito saudável nos primeiros anos. Depois a questão da concorrência quase se dissipou. Se hoje ainda se pode falar de concorrência poderá ser nas edições online, embora seja o Público a liderar as audiências. Foram 18 anos que passaram como um fósforo. O Público deve ser o único jornal no Mundo que em 18 anos nunca deu lucro, só acumulou prejuízo, mas a qualidade num país onde as tiragens são baixas, tem de ser paga por alguém. E o engenheiro Belmiro pode dar-se a este pequeno luxo que para ele é um símbolo de orgulho.
Pena é que em 18 anos não tivesse havido outro projecto jornalístico com esta dimensão e qualidade. Nem sabemos quando voltará, ou se voltará, a haver.

3 comentários:

  1. E esta não era uma boa altura para o socas processar o público pela infame calúnia que lhe fez ao dizer que ele assinava projectos que não eram de sua autoria? Sim, o nosso querido socas, líder do regime que tão lesto foi a processar o outro que lhe chamou filho da puta, em correr com a directora do centro de saúde, em fechar a universidade que lhe passou um diploma ao domingo, etc.., não é agora capaz de limpar a sua imagem porreira (pá) e fica-se apenas por um "assumo responsabilidade por tudo o que assino"?!? Então socas, atira-te ao público pá! Limpa a imagem! Certamente não seria difícil provar que eles mentiram! Ou seria...?

    ResponderEliminar
  2. O Publico foi em parte formado pelo Expresso, é verdade. Mas também pela LUSA (se calhar na mesma percentagem, basta que te lembres dos primeiros editores de fotografia...) entre outros. A tua sobranceria a falar das coisas da-me. E é pena....ninguem te liga nenhuma.O que te deixa furioso.Mas é a vida....as pessoas para quem julgas escrever não são parvas...

    ResponderEliminar
  3. caro luiz,
    cah estah a confirmacao: as fotos foram todas feitas com a ricoh.

    agradeco o elogio, ainda por cima porque cada vez me dah mais prazer fotografar objectos com esta maquina.
    vao sendo estas fotos que vao aguentando a paixao, agora que das 'outras' jah nao vale muito a pena falar..

    abraco,
    maique

    ResponderEliminar