Páginas

terça-feira, março 11, 2008

A força dos blogues. Costa: a vida Costa!

A publicação da fotografia da mulher de António Costa ontem na blogosfera foi um facto político relevante. Eu já tinha dado a dica aqui no Fatal, depois alguém me alertou para a foto no blogue Fotografiasempre, depois o DN publicou a foto hoje na primeira página.
A blogosfera esteve na primeira linha antes da imprensa escrita e mesmo antes da imprensa online. Tenho muita pena que o autor da fotografia não se tivesse dado a conhecer. Para mim o aspecto mais irritante da blogosfera é o lado anónimo. Por vezes penso mesmo em deixar de escrever na blogosfera por causa desse lado obscuro do anonimato, que descredibiliza o meio. Eu que tenho responsabilidades como jornalista dou o nome e assumo o que escrevo, afirmo e mostro. Acho que o anonimato leva ao culto da cobardia e esse lado da condição humana desgosta-me profundamente.
Voltando à foto da mulher do presidente Costa. O que estava em causa não era ela ser mulher de, mas ser mulher do número dois do PS. O que estava em causa não era o senhor fulano tal ir às putas, o que esteve em causa era o senhor fulano de tal ser governador de Nova York e nessa condição ter tido uma posição de justiceiro contra os pequenos crimes. O que estava em causa não era um engenhocas beirão nos anos oitenta andar a assassinar projectos para amealhar uns cobres para o futuro dos filhos, o que estava em causa é que esse pândego acabou em primeiro-ministro e até criou um programa Pólis para acabar com os patos bravos como ele o tinha sido.
A blogosfera irrita. Hoje o director da Focus num gancho que tem no RCP dizia que a foto da mulher do Costa na primeira do DN era excessiva. Era ? E que na blogosfera...enfim, está bem. Até parece que a Focus é um exemplo de rigor jornalístico e que se tivesse a foto à mão não a publicava. Ai não que não publicava !

2 comentários:

  1. O Luíz não deve ler jornais! O nome do fotógrafo que descobriu e fotografou a mulher do António Costa na manifestação de professores, vem escrito por extenso no Diário de Notícias, no Diário Digital, no Portugal Diário, e em vários blogues.
    Chama-se Paulo Vaz Henriques, e é fotógrafo freelancer.

    ResponderEliminar
  2. A foto foi bem conseguida mas a especulação é ridícula. Sobre o assunto escreveu muito bem a Fernanda Câncio no "Cinco Dias", e ela deve saber do que fala.

    ResponderEliminar