Páginas

segunda-feira, março 26, 2007

Salazar vence "maior português de sempre"


Uma vitória embaraçosa, uma vitória que é uma derrota para a democracia, um protesto porventura para o presente em que vive a política portuguesa.

O povo que eu hoje vi na Baixa da banheira tem muito a ver com esta vitória: é a vitória do cinzentismo, da falta de cultura democrática, é a vitória de um povo que aprendeu o paternalismo com Salazar, com Eanes e Cavaco e que despreza votando para pior português de sempre Mário soares ( já ninguém parece lembrar-se dessa votação).

Claro que o salazarismo esta mal contado. Claro que esse período de Portugal foi pintado por comunas mentirosos e enfadado por conservadores mentirosos.

Mas esta votação em Salazar nada tem a ver com história esclarecida. Tem tudo, e só a ver, com este tique português, porventura do Homem: o autoritarismo tem adeptos, demasiados, e o que a malta gosta é mesmo de umas boas arroxadas.

6 comentários:

  1. O resultado da votação só prova que ainda existe em Portugal uma mentalidade terceiro-mundista.
    Mas acho que não vale a pena pensar muito sobre este resultado. Penso que se deve questionar a legitimidade da direcção de programas da RTP para colocar no ar um programa deste formato, que não traz qualquer tipo de esclarecimento e transforma a nossa história numa espécie de concurso.
    Já agora, alguém me sabe dizer quanto é que terá custado à RTP esta brincadeira? A PricewaterhouseCoopers não trabalha a preços de saldo...

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez discordo. A vitória de Salazar não pode ser relacionada com o povo da Baixa da Banheira, antes pelo contrário porque aqui na Baixa da Banheira sempre houve luta, resistência ao salazarismo. É de uma extrema ignorância escrever isto.

    ResponderEliminar
  3. É natural que um concurso idiota tenha um resultado igualmente idiota... Colocar algumas das maiores figuras da nossa história numa deplorável feira de gado, ainda por cima obrigadas a partilhar o redil com algumas figuras cinzentas, parece-me um sacrilégio merecedor da perda de nacionalidade. Salazar? o que enviava os nossos bens alimentares essenciais para as tropas de Hitler, etiquetando-os de «sobejos de Portugal», obrigando a nossa gente a sofrer as filas de racionamento de pão?
    Cunhal? o apóstolo de Moscovo, a sofrer supostamente para nos libertar, mas com o intuito de nos amarrar a outras correntes?
    O que agora seria verdadeiramente útil era fazer um estudo sociológico do segmento da população que participou neste concurso, e de como votou. Longo ainda é o caminho até à lucidez...

    ResponderEliminar
  4. É natural que um concurso idiota tenha um resultado igualmente idiota... Colocar algumas das maiores figuras da nossa história numa deplorável feira de gado, ainda por cima obrigadas a partilhar o redil com algumas figuras cinzentas, parece-me um sacrilégio merecedor da perda de nacionalidade. Salazar? o que enviava os nossos bens alimentares essenciais para as tropas de Hitler, etiquetando-os de «sobejos de Portugal», obrigando a nossa gente a sofrer as filas de racionamento de pão?
    Cunhal? o apóstolo de Moscovo, a sofrer supostamente para nos libertar, mas com o intuito de nos amarrar a outras correntes?
    O que agora seria verdadeiramente útil era fazer um estudo sociológico do segmento da população que participou neste concurso, e de como votou. Longo ainda é o caminho até à lucidez...

    ResponderEliminar
  5. Não será uma forma de cinzentismo colocar Álvaro Cunhal ao lado de Salazar?

    ResponderEliminar
  6. Mais uma série de afirmações infelizes, toldadas pelo preconceito anti-margem sul, anti classe trabalhadora, etc...
    O que é que a Bx da Banheira teve a ver com essa figura cinzenta, só se fôr o ar carregado de poluição que em tempos teve de respirar na quimigal e afins para poder encher os cofres dos seus amigos da linha....É ridicula a comparação do cinzentão naftalinento com um homem justo e lutador pelo povo como foi Álvaro Cunhal.

    Cunhal Sempre!!! Fascismo nunca mais!!!

    ResponderEliminar