Páginas

terça-feira, dezembro 19, 2006

Euroridículo

Sérgio de Andrade, Jornalista

Tenho por certo que o presidente da Assembleia da República, como bom socialista, é adepto fervoroso da adesão de Portugal à União Europeia.

Por conseguinte, tenho por certo que respeita todas as suas instituições, nomeadamente os membros do Parlamento Europeu. Assim, o que se passou recentemente, e que a meu ver não teve nos media o devido relevo, não passará senão de um mal- -entendido.

Não foi por o dr. Jaime Gama querer desconsiderar os eurodeputados em geral, e aqueles que investigam certos voos da CIA em particular. E muito menos por a comissão europeia que visitou Portugal ser presidida por um social-democrata.

Impensável por parte do dr. Jaime Gama, genuíno democrata que é!Mas a verdade é que a Comissão Europeia de Inquérito aos voos da CIA que veio a Lisboa apurar do nosso envolvimento, ou não, em actividades que o Parlamento Europeu, pelos vistos, considera condenáveis deve ter levado de nós, portugueses, e do deputado n.º 1 nacional, isto é, o presidente da AR, uma ideia bastante triste.

Com efeito, ao chegar à AR, a sala do Senado, onde a comissão deveria reunir-se com os deputados portugueses, estava fechada. Seguiu-se uma cena digna de uma ópera cómica, com os líderes partidários a procurar descalçar a bota.

O BE emprestava uma sala, o PC precisava do aval de Bernardino Soares, o PS ficava à espera dos eurodeputados na sua sala, o PSD recebia-os numa sala sua, depois levava-os à sala do PS - enfim, uma coisa de um ridículo atroz.Consta que a "peixeirada" só foi possível porque o dr. Jaime Gama não havia sido previamente avisado - e amuou.

Mas a explicação é capaz de não ser assim tão simples. A verdade é que a comissão tem encontrado, em muitos países da chamada União Europeia, forte resistência à sua actividade. Esses países parece seguirem o princípio de que "o que é bom para os Estados Unidos é bom para nós, europeus".

Portanto, há que travar os ímpetos dos incómodos eurodeputados que querem saber mais do que é conveniente. Mas a mim o que me choca mais é que, para mostrar o seu desagrado quanto aos objectivos da comissão, Portugal se tenha servido daquele expediente de fechar a porta do Senado.

O que esperar, porém, de um país que já bateu o recorde do ridículo ao mandar uma corveta apontar os canhões ao "barco do aborto" vindo do seu parceiro Países Baixos?!

1 comentário:

  1. Sentem, sobretudo PS, PSD e CDS, o rabo a arder.
    O engraçado é que escondem a cabeça debaixo da areia.

    (A gripe pode ter sido um espilro da Carolina Pinto da Costa, eh eh eh).

    ResponderEliminar