Páginas

sábado, novembro 11, 2006

Scolari, com trabalho e afecto


Confesso que nunca simpatizei muito com Felipe Scolari. Achava-o pouco credível, muito palavroso e um técnico falível. As vitórias de Portugal para mim deviam-se mais a factores de circunstância, começando pela constituição de uma equipa com internacionais de grande gabarito, do que às qualidades do treinador.

Hoje tive o prazer de conhecer Scolari ao vivo durante uma palestra para os quadros da Impresa, reunidos no Algarve durante este fim-de-semana. O brasileiro foi falar de liderança. Usou para ilustrar o tema uma parábola que é a sua vida. Desde os tempos de menino em que comprava a meias com um amigo, um par de chuteiras para iludir o pai, um italiano tramado que achava que futebol era coisa de vagabundo, até à estratégia ( e lata!) que usou para treinar a selecção do Kweit e ganhar um balúrdio.

Scolari é um vencedor. Ganha pela sabedoria do métier mas é evidente que triunfa pela força de vontade, determinação, fé, e muita loucura de risco. É um homem que gosta de ganhar e de ganhar dinheiro. Fá-lo com a mesma estratégia de risco que o leva muitas vezes em apostar num jogador que seria o último do banco a entrar em campo.
O seu sentido de humor e sabedoria de vida foram para mim hoje uma revelação.
Felipão ( agora já não tenho problemas em assim o tratar) é uma pessoa com grande sentido humanista. Ele põe a disciplina no trabalho como uma das condições prévias para a vitória mas junta a isto um condimento incontornável: o afecto.
" Somos uma equipa desde que nascemos. Em casa, na escola, no team"- diz ele, e remata:" a disciplina não se serve só em forma de autoridade, tem de ser temperada com afecto".

A chave para a liderança: trabalho, disciplina e afecto.

1 comentário:

  1. Pessoa com grande sentido humanista!

    Tá bem Luíz, mas quanto é que ele cobrou para dizer essas coisas?

    E o que ele disse constitui alguma novidade?

    Todos sabemos que a "A chave para a liderança é trabalho, disciplina e afecto". Mas quando aplicaremos esses palavrões aos nossos lideres?

    ResponderEliminar