Páginas

terça-feira, maio 16, 2006

Multimédia e donas de casa


Hoje na tv estarão As Donas de Casa Desesperadas. Exemplo de uma série inteligente e muito bem produzida. Popularidade não tem de ser igual a pirosada.


A conferência que proferi hoje no Instituto Politécnico de Portalegre, perante cerca de 200 alunos, foi muito estimulante.
Gosto de falar para plateias jovens e interessadas. Aqueles alunos do Curso de Design de Comunicação vão saír dali com uma boa preparação, dada numa escola moderna, de arquitectura aberta ao exterior e com muita luz, de acabamentos bem esolhidos como aquela pedra negra do chão. O pior será o pobre mercado de trabalho.

Os computadores espalham-se pelo hall da escola, com ligação permanente à internet e com grupos de alunos interessados à volta. Portalegre era uma cidade devotada ao abandono mas parece começar a saír um pouco da letargia.

Claro que a Câmara já está a tratar de dar um ar novo-rico à cidade com rotundas estúpidas, pagas pelos nossos impostos, e com soluções urbanas desastrosas. As autarquias não têm emenda e nós é que pagamos.
Ninguém controla os autarcas e eles usam as cidades e vilas como se fossem as suas salas de estar, pirosas, caras e nada funcionais.

É o estilo Paços de Ferreira !!!

Voltando à palestra na escola. Falei sobre a minha experiência e sobre a convicção de que é urgente uma liguagem multimédia, sem atilhos ao papel, para se terem jornais online alternativos e geradores de novos públicos e negócios. Também insisti que ninguém hoje pode ser só fotografo, só designer, só redactor. A linguagem começa a ser total o que não impede especializações e muito profissionalismo aplicado.


Inaugura hoje o novo Campo Pequeno. Mais uma barbaridade a juntar á barbaridade das touradas, apesar de eu achar que há barbaridades que fazem parte da crueldade humana mas também de parte do seu génio. Contradições.
Há uma ideia básica na vida: cada coisa é para o que nasce.

Uma praça de touros, é uma praça de touros. Ponto final.

Sem comentários:

Enviar um comentário