Páginas

quinta-feira, junho 01, 2006

Dois países e seus dois rostos


Timor está a arder outra vez. O que ninguém quer dizer, nem explicar nos jornais, nem noutro local, é que a velha guerra Alkatiri - Xanana está consumada. Como alguém me dizia hoje:” Um é competente e mal encarado, o outro é incompetente e populista”. Não vale a pena explicar quem é quem neste dueto.
Claro que a GNR lá abalou para defender os irmãos desavindos e Sócrates não faltou à bênção do adeus com a Torre de Belém por trás. Não sabemos se a Dona Maria espreitou através dos reposteiros das janelas do palácio rosa a ver a banda passar rumo a Lorossai. Mas vontade de distribuir uns pirilampos mágicos pelos nossos bravos do pelotão não lhe faltaria.

A verdade é que Portugal é que paga, nós pagamos dos nossos impostos brigadas de salvação para aqueles que brincam às birras do poder quando deviam estar a trabalhar para honrarem uma liberdade quase dada.

Somos uma pátria de bonzinhos. Até Cavaco é bom, para não ficar atrás do Soares fixe. E se durante o cavaquismo governativo o Alentejo foi dado ao ostracismo ao ponto do projecto do Alqueva ter sido posto em causa, se o então primeiro-ministro estava mais interessado em betão, alcatrão e outros materiais eternos, agora… vai ao Alentejo pedir pelos velhinhos. E vai mais longe: quer que os jovens se fixem nas aldeias. Safa! -dirão os putos.

Uma pátria de boa vontade. O PR esteve 10 anos no poder como primeiro. Criou o monstro orçamental: inventou o 14º mês para os reformados, o sistema retributivo da função pública, o ensino caótico, 0 monstro da saúde.
Agora faz excursões pelo país desertificado pregando pelos desamparados. Como cinismo político não pode haver melhor.
E a santa aliança PM/PR ai está a funcionar. Aplaudem-se um ao outro. Reina a paz no reino podre mas uma coisa temos melhor do que os timorenses: aqui os dois pilares da nação adoram-se, o povo está sereno. Abençoados.

1 comentário:

  1. Um ENOOOORME post! Em poucas linhas uma análise perfeita de como vamos andando e rindo, ora serenos, ora resignados, desde que haja bola na TV. Abraço!

    ResponderEliminar